Minas Gerais é o estado que mais contrata presos

Publicado por: Lorena Moura

Minas Gerais lidera o país com o maior número de empresas reconhecidas no 5º Ciclo de Concessão do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal, o Selo Resgata, concedido nesta terça-feira (16/4) em Brasília. Ao todo, 233 instituições mineiras receberam o selo, iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O objetivo é incentivar e reconhecer organizações que empregam pessoas privadas de liberdade.

Das 407 empresas inscritas que atenderam aos critérios da Portaria 247 da Senappen em todo o país, 57% estão em Minas Gerais.

Continua depois da publicidade

“Proporcionar trabalho e capacitação para as pessoas sob nossa custódia é uma forma de construir um estado mais seguro para todos. Elas deixam nossas unidades em busca de oportunidades, não da criminalidade”, afirma Leonardo Badaró, diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG).

A concessão do Selo Resgata incentiva práticas de responsabilidade social e sustentabilidade entre organizações que adotam uma postura socialmente responsável em relação à justiça social.

Minas Gerais em destaque

Atualmente, Minas conta com 17.577 presos trabalhando e 554 parcerias de trabalho, seja com empresas privadas ou instituições públicas. De janeiro a março de 2024, o estado foi ressarcido em mais de R$1,5 milhão, que é a parte do pagamento destinado aos presos que volta para o Estado como forma de indenização. No ano de 2023, foram R$5,4 milhões ressarcidos.

Para o diretor de Trabalho e Produção do sistema prisional de Minas, Paulo Duarte, o Selo Resgata é uma excelente oportunidade para mostrar à sociedade o quanto é possível investir em linhas de produção dentro de presídios e penitenciárias.

“É preciso quebrar o estigma de que preso é improdutivo. Temos mais de 500 parceiros de trabalho dentro do nosso sistema prisional. São empresários que entenderam a viabilidade do negócio, apostaram e não se arrependem. Quando o preso conquista uma oportunidade, ele dá o seu melhor para sair da cela e ser produtivo”, observa Duarte.

 

Fonte: Agência Minas

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade