Medalha da Inconfidência será entregue em Ouro Preto no domingo (21); nomes dos agraciados ainda não revelados

Publicado por: Jhenifer Gonçalves

Às vésperas do feriado de Tiradentes, celebrado no dia 21 de abril, ou seja no próximo domingo, Minas Gerais aguarda com expectativa a revelação dos agraciados com a Medalha da Inconfidência. Criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, essa horaria reconhece os serviços prestados à comunidade do estado.

A Cerimônia em Ouro Preto

Continua depois da publicidade

Ouro Preto, cidade histórica, receberá novamente a cerimônia de entrega das medalhas. Neste domingo (21) os homenageados se reunirão após um ato cívico na Praça Tiradentes, dirigindo-se então ao Centro de Artes e Convenções da Ufop para a solene entrega das premiações

Escolha dos Homenageados

A seleção dos agraciados é realizada pelo Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, composto por representantes dos três poderes estaduais, universidades e outras instituições de destaque. Essa escolha reflete não apenas conquistas individuais, mas também contribuições relevantes para o desenvolvimento social e cultural de Minas Gerais.

Honrarias Distintas

A Medalha da Inconfidência é concedida em quatro categorias distintas, sendo o Grande Colar o mais prestigiado, normalmente destinado a uma única personalidade de destaque. Ao todo, 170 pessoas serão agraciadas com as diversas categorias de medalhas, destacando a diversidade de contribuições para o esta

Homenagem Especial: Bárbara Heliodora, Heroína da Inconfidência Mineira

Além das tradicionais homenagens, este ano será prestada uma reverência especial a Bárbara Heliodora, reconhecida por seu papel no movimento da Inconfidência Mineira. Seus restos mortais, antes sepultados sem reconhecimento histórico em São Gonçalo do Sapucaí, serão transferidos para um túmulo especial no panteão dos Inconfidentes, em Ouro Preto, durante as celebrações deste domingo.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Lamarque disse:

    Esse ano o divinopolitano Licurgo Leão Silveira está entreis agraciados pelo seu trabalho junto a comunidade .
    Tanto no coral como no vôlei.

  2. Lamarque disse:

    O divinopolitano Licurgo Leão Silveira está entre os agraciados desse ano.
    Merecida homenagem a quem tanto fez pela comunidade em Divinopolis

Continua depois da publicidade