Reestruturação da Estratégia de Saúde da Família prevê a volta das visitas domiciliares

Publicado por: Lorena Moura

O Ministério da Saúde apresentou nesta quinta-feira (11) os detalhes sobre o novo processo de reestruturação da Estratégia de Saúde da Família (ESF), divulgado no início da semana. As alterações envolvem uma ferramenta de avaliação do atendimento, integrada ao SUS Digital, e um modelo que dá ênfase ao retorno das visitas domiciliares.

A proposta do governo é retomar o atendimento tradicional, onde o profissional de saúde visita as residências, perguntando se todos os moradores estão com a vacinação em dia, mede a pressão arterial de pacientes hipertensos e verifica a obtenção de medicamentos nas farmácias locais ou no Farmácia Popular.

Continua depois da publicidade

“As visitas também ampliam o vínculo e o acompanhamento territorial, um componente fundamental para o sucesso da Estratégia Saúde da Família. Além disso, uma nova forma de financiamento será um dos pilares da qualidade e indução de boas práticas na reconstrução da ESF”, destaca o ministério.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade