Cemig promove workshop para apresentar a nova chamada pública de eficiência energética de 2024

Publicado por: Redação

A Cemig realizará, na próxima quinta-feira (4 de abril), o workshop para apresentar a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2024. Clientes e “ESCOs” poderão aproveitar a oportunidade para esclarecer suas dúvidas. O evento, que será transmitido no canal do YouTube da companhia, a partir das 15 horas, tem como objetivo tornar o processo mais transparente e incentivar que as propostas enviadas estejam dentro dos critérios para a aprovação.

A Chamada Pública é realizada anualmente por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia e segue ritos e critérios estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). É importante lembrar que o workshop deste ano ocorrerá, assim como no ano passado, antes da publicação do edital de captação de propostas para que os proponentes tenham mais tempo de se preparar.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, a Cemig facilita o entendimento das regras, considerando, principalmente, os aprendizados dos últimos anos, conforme explica Aline Pimenta Martins, engenheira de eficiência energética e coordenadora da Chamada Pública.

“O workshop é uma importante estratégia que temos para preparar os clientes para o edital que está chegando. Com o evento, nós democratizamos o processo e abrimos um espaço para abordar os pontos que mais causam dúvidas e inviabilizam a aprovação dos projetos”, afirma Martins.

Eficientização e economia

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é um convite para que os clientes da Cemig enviem propostas de projetos que resultem na modernização das instalações. Nesse sentido, os projetos podem trazer, por exemplo, a eficientização da iluminação ou de sistemas de condicionamento ambiental, a implantação de usinas solares fotovoltaicas e de outras fontes renováveis de energia.

Vale ressaltar que estão aptos a participar clientes cativos e livres e de todas as classes (comerciais, industriais, residenciais, rurais etc.), desde que observadas as demais regras da Chamada.

Transmissão do Workshop A transmissão do workshop ocorre por meio do canal da Cemig no YouTube, e os participantes poderão enviar questionamentos pelo e-mail [email protected].

Para assistir a transmissão, basta clicar neste Link do Youtube.

Programa de Eficiência Energética

O chamamento público de projetos faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Assim como no caso da chamada, o objetivo do Programa é promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.

O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade. Em mais de 25 anos de existência, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão da companhia.

Para se ter uma ideia da relevância do Programa, em todo esse tempo ele já foi responsável pela economia de 7.423 giga whats-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, durante um ano, cerca de 3,5 milhões de clientes. Outro dado importante é que, no período de 25 anos, a companhia contribuiu para que 520 mil toneladas de CO2 não fossem liberadas na atmosfera. Em uma leitura mais prática, o valor é equivalente ao carbono absorvido por 3,7 milhões de árvores da mata atlântica em 20 anos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade