Câmara de Vereadores será palco para 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas

Publicado por: Lorena Moura

No dia 19 de junho, a Câmara Municipal de Divinópolis será espaço do 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas (SEDECOM), um evento imperdível para todos os interessados no cenário político regional.

“O seminário é voltado para membros de câmaras legislativas municipais, pré-candidatos, profissionais da área jurídica, políticos, jornalistas, estudantes e demais interessados em compreender os processos eleitorais e os desafios contemporâneos enfrentados nesse contexto”, comenta Roberto Franklin, diretor da Escola do Legislativo.

Continua depois da publicidade

Com o tema “Desafios e Perspectivas das Eleições Contemporâneas”, o encontro reunirá especialistas e profissionais renomados para discutir questões essenciais para o processo eleitoral de 2024. Entre os temas em destaque estão as condutas vedadas no período eleitoral, as novas regras eleitorais, as fake news e o papel das mídias digitais.

O 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas contará com uma programação diversificada, incluindo palestras ministradas por autoridades no assunto, como o Dr. Casé Fortes, Promotor Eleitoral e de Justiça do Estado de Minas Gerais, e a Dra. Ellen Ariadne Mendes Lima, Presidente da OAB 48ª Subseção Divinópolis.

De acordo com a equipe organizadora, além das palestras, haverá momento para debates e interações entre os participantes, com o intuito de ampliar o conhecimento e promover um diálogo construtivo sobre os desafios enfrentados no processo eleitoral em 2024.As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas através do site da Escola do Legislativo de Divinópolis ou pelo link https://bitly.ws/3fmdX, a partir do dia 01 de abril.

“Por se tratar de um tema relevante, aberto a todos os interessados nos temas e pelo fato de nosso espaço ser limitado, as vagas também serão limitadas. Portanto, os interessados deverão fazer suas inscrições e confirmar sua presença o quanto antes”, alerta o coordenador pedagógico da Escola, Vander Lúcio.

Para mais informações sobre o 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas, os interessados poderão entrar em contato com a Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo, das 8 horas às 18 horas, através do e-mail: [email protected].

PROGRAMAÇÃO

1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas – SEDCOM
Tema: Desafios e Perspectivas das Eleições Contemporâneas

Data: 19 de junho de 2024
Local: Câmara Municipal de Divinópolis – Rua São Paulo, 277 – Centro
Horário: de 9 horas às 16h30
Link para inscrição:
https://forms.gle/gj2hSpezLVUMVBAv8 ou
https://bitly.ws/3fmdX

Objetivo
O 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas (SEDECOM) visa promover um debate aprofundado sobre questões relevantes para o contexto eleitoral 2024, reunindo importantes profissionais da área para discutir temas como condutas vedadas no período eleitoral, novas regras eleitorais de 2024, prestação de contas, fake news eleitorais e o papel das mídias digitais nesse contexto.

Programação:
09:00 – 09:30 – Registro e boas-vindas aos participantes
Apresentação musical – Willian Almeida (Voz e Violão)
————————
09:30 – 10:30 – Palestra – “Condutas vedadas no período eleitoral” (Aspectos Jurídicos das Condutas Vedadas no Período Eleitoral e Fiscalização e Punição das Condutas Vedadas: Experiências Práticas)
Palestrante – Dr. Casé Fortes – Promotor de Justiça do Estado de Minas Gerais. Promotor Eleitoral e Curador da Infância e Juventude da Comarca de Divinópolis.
————————
10:30 – 11:30 – Palestra – “Novas regras eleitorais 2024”
(Principais Mudanças nas Regras Eleitorais de 2024 e Impactos das Novas Regras na Participação Política e na Democracia)
Palestrante – Dr. Mariano Campos – Professor de Direito na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Alto São Francisco, na cidade de Luz. D Especialista em Gestão de Políticas Públicas.
————————

11:30 – 13:00 – Almoço
————————
13:00 – 14:00 – Palestra – “Fake News Eleitoral e Mídias Digitais”
(O Fenômeno das Fake News: Origens, Propagação e Impactos nas Eleições. Estratégias de Combate às Fake News e Uso Responsável das Mídias Digitais)
Palestrante – Dra. Ellen Ariadne Mendes Lima – Presidente a OAB 48ª Subseção Divinópolis. Pós-graduada em Direito Cibernético e em Direito e Processo do Trabalho.
————————
14:00 – 15:00 – Palestra – Prestação de Contas Eleitoral
(Transparência e responsabilidade – Entendendo os processos e cumprimentos de regras para uma Democracia Fortalecida)
Palestrante – Eder Azevedo – Contador e Empresário Contábil. Diretor no Sindicato dos Contabilistas de Divinópolis.
————————
15:00 – 15:15 – Coffee Break
————————
1*5:15 – 16:15 –* Palestra – Atribuições do Vereador Eleito
(Entendendo o Papel dos Vereadores e sua importância na democracia local)
Palestrante: Vander Lúcio Gomes Penha – Advogado, Pós-graduado em Direito Público e Ciência Política, Servidor da Câmara Municipal de Divinópolis e Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo.
———————–
16:15 – 17:00: Apresentação musical – Willian Almeida (Voz e Violão)
Encerramento

Para mais informações sobre o 1º Seminário e Encontro Eleitoral Democrático do Centro-Oeste de Minas, os interessados poderão entrar em contato com a Câmara Municipal de Divinópolis, por meio da Escola do Legislativo, das 8 horas às 18 horas, através do e-mail: [email protected]

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade