Período de chuvas começa neste fim de semana em Divinópolis; Defesa Civil faz alerta

O Inmet emitiu alerta para tempestades com possibilidade de queda de granizo para Divinópolis e região.

Publicado por: Brener Mouroli

Após uma semana com muito sol, os divinopolitanos vão ter um fim de semana mais tranquilo em relação ao calor. Durante o fim de semana há a previsão de pancadas de chuvas na parte da tarde e noite, tanto no sábado, 18/11, quanto no domingo, 19/11, trazendo uma leve queda nas temperaturas. 

Mesmo com as chuvas, é preciso estar em alerta, pois, apesar da queda nas máximas, o sol ainda estará presente e poderá trazer danos àqueles que não se protegerem devidamente. Outro ponto de atenção é que com fim do mês, as chuvas recorrentes também aproximam. Ao contrário da primeira quinzena do mês, que ficou marcada pelo calor intenso e a baixa incidência de chuvas, a última quinzena será com chuva em quase todos os dias, como mostra a previsão da ClimaTempo.

Continua depois da publicidade

 

Na imagem é possível ver um calendário com a marcação do periodo de chuvas para o mês de Novembro de 2023 em Divinópolis MG

Fonte: print da web, site ClimaTempo.

A segunda-feira, 20/11, começa com alerta de mudança brusca na temperatura, podendo chover a qualquer momento do dia. A semana se estende com chuvas em quase todos os dias, salvo na quarta-feira, 22/11, que apesar de não ter marcação de chuva, o sol estará entre nuvens. As próximas semanas serão de muita chuva, dando início a um longo período chuvoso.

Segundo o levantamento da ClimaTempo, em 30 anos de dados de reanálise ERA5, a média de chuvas no mês de novembro em Divinópolis é de 221 mm. Até a quinta-feira, 16/11, na cidade havia chovido apenas 35% do esperado para o mês, conforme os dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Inmet: alerta de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta para a um perigo potencial de tempestades em Divinópolis e região. De acordo com o publicado, o alerta se iniciou na manhã de hoje, 17/11,  e se estende até amanhã, 18/11 às 10h. Em aviso, o Inmet detalha que é possível que haja “chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos”.

Inicio das chuvas em Divinópolis

Ao Divinews, o coordenador da Defesa Civil de Divinópolis, Túlio Gontijo, reforça que a instituição vem se preparando para esse período continuamente. Assim, ele pontua que para o enfrentamento do período de chuvas, o órgão, mesmo na época de estiagem, realiza monitoramento constantes, e encaminhando situações encontradas para a secretaria de obras. Além disso, os agentes também têm se preparado para o período, “participamos de cursos e treinamentos com o intuito de estar cada dia mais preparados para atender a população e cumprir nosso objetivo que é salvar vidas”, conta Gontijo.

Juntamente com o apoio do Corpo de Bombeiros, os agentes realizam monitoramento e fazem avaliações de áreas de risco, onde também preparam a população por meio de treinamentos. O coordenador explica,  “a expectativa em volume é que seja dentro da média histórica. Porém, como estamos passando por muitas mudanças climáticas, devemos estar sempre atentos a fortes pancadas de chuva e rajadas de vento”, alertou.

Ainda reforça que, “durante as chuvas ficamos à disposição da população, sempre que necessário para uma avaliação de risco, seja em imóveis, árvores, encostas e vias. Realizamos a avaliação e passamos as orientações necessárias para o solicitante”.

Para pedir o apoio dos agentes da Defesa Civil, a população pode ligar para o 199, ou entrar em contato via WhatsApp pelo 37 98825-2279.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. José Gomes da Fonseca disse:

    Que venha a chuva. Estamos precisando

Continua depois da publicidade