Jovens Mineiros Sustentáveis 2024 abre vagas para municípios se cadastrarem

Publicado por: Brener Mouroli

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) anunciou, na última sexta-feira, 10/11, que estão abertas as inscrições para os municípios que desejam participar do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis 2024. As inscrições estarão abertas até o dia 24 de novembro, assim, serão secionados 40 municípios para se juntarem aos 104 que já são participantes do projeto de educação ambiental.  Conforme o divulgado, estima-se que o projeto deva chegar a até 9 mil alunos da rede municipal de ensino.

Os resultados serão divulgados na terça-feira, 05/12, onde serão apresentados os municípios selecionados para participarem do projeto. Assim, com o novo edital, o programa passará a atender mais 80 escolas municipais, com uma média de 3,2 mil crianças do 5º anos do ensino fundamental. Atualmente, são 6.541 alunos de 185 escolas municipais mineiras.

Continua depois da publicidade

O projeto foi criado em 2021 com a proposta de levar conhecimento ambiental para crianças em todo o estado, a gestora ambiental, Sophia Lins, conta que “A ideia foi criar um programa que tivesse uma metodologia estimulante para os alunos e também para os educadores, a fim de ter impactos em toda a comunidade”, pontua. Assim, o objetivo é impactar não somente o consciente das crianças, mas também levar melhorias as famílias e a comunidade por meio de diversas mudanças. Deste modo, na lista de mudanças que o projeto propõe estão as reduções nas contas de luz e de água, um maior interesse em coletas seletivas e em plantios, e até a mobilização por um parque municipal.

O prefeito de Itapecerica/MG, Wirley Rodrigues Reis (Podemos), afirma que o projeto é algo muito benéfico para a escola e para a comunidade num todo, “esse é um projeto importante para as nossas escolas municipais, para educar as nossas crianças para as futuras gerações”. Ele ainda relata que o projeto é interessante para “Conscientizar os alunos, a escola, toda a comunidade escolar e as famílias para que as ações do projeto possam ser feitas na realidade, na vida de cada aluno, dentro de cada casa”, descreve o prefeito.

Gestores municipais que possuem o interesse em inscrever o seu município para participar do projeto Jovens Mineiros Sustentáveis 2024, devem acessar edital por meio deste link e conferir todos os procedimentos necessários para se candidatar.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade