Cláudio inaugura ESF ‘Cecilia Rezende de Oliveira’

Publicado por: Redação

Na manhã desta sexta-feira (20) foi inaugurada em Cláudio, a ‘Estratégia Saúde da Família’  (ESF),  Cecília Rezende de Oliveira, no bairro Dona Lôde. A ESF é uma conquista importante que faz parte da reestruturação das Equipes de Saúde da Família realizada em 2022, que resultou na abertura de duas novas ESFs no município e no desmembramento das ESFs 4 e 7, que que anteriormente compartilhavam o mesmo prédio, na Rua Paraíso, no Centro da cidade.

A ESF 9 tem o nome de Cecília do Posto, como era carinhosamente conhecida Cecília Rezende de Oliveira. Filha de Luiz Gonzaga de Morais e Filomena Eusébia da Conceição, que nasceu em Cláudio, em 29 de setembro de 1929.

Continua depois da publicidade

Como servidora pública do estado, foi a primeira funcionária a trabalhar no posto de saúde que funcionava na rua Itapecerica, iniciando seu trabalho na unidade em 1950.

Com dedicação notável, foi nomeada Chefe Administrativa da Unidade e desempenhou funções que iam desde a administração de medicações e vacinas até cuidados com curativos e outros atendimentos. Seja de dia ou de noite, ela cuidava de crianças, jovens, adultos e idosos com carinho e atenção, tanto no posto de saúde quanto em visitas domiciliares, e até mesmo em sua própria casa.

Dona Cecília faleceu em novembro de 2015,  mas seu legado permanece como fonte de inspiração. Embora tenha sido ela a homenageada, a honra é da Cidade Carinho e da ESF 9 em poder reconhecer sua história de grande contribuição e receber o seu nome.

Na inauguração,  o Prefeito Reginaldo Freitas agradeceu a família da dona Cecília, que cedeu o nome para a ESF 9, e falou do compromisso da administração em cuidar das pessoas, priorizando a saúde.

A cerimônia foi iniciada pela responsável técnica da unidade, Adriana Choucair, e reuniu, em um momento emocionante, a família Rezende, a equipe da ESF e diversas autoridades, incluindo o Vice-Prefeito Geraldinho do Inácio, o vereador e ex-secretário de saúde Reginaldo Teixeira, o Secretário de Saúde Gerando Lázaro (Tindora),e Coordenadora da Atenção Primária à Saúde Cleonice Rabelo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cláudio

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade