Divinópolis: Audiência Pública discutirá obscura e grande lista de espera nos atendimentos à saúde, que a Prefeitura esconde

Publicado por: Redação

Hoje, quarta-feira (18), às 19 horas, em Audiência Pública, que acontecerá na Câmara de Divinópolis, por solicitação do vereador Rodyson Kristinamurti (PV), e aprovado pelo presidente da Comissão de Saúde, Zé Bráz, será debatido mais um problema do caos da saúde publica que se instaurou na cidade a partir de 2021. Pontualmente, a enorme fila, denunciada por Laiz Soares em entrevista ao Divinews,  com cerca de 30 mil pendências de procedimentos de saúde, que além dos atrasos, existe a suspeita de favorecimentos de fura filas.     

As perguntas que devem ser feitas, são: quantas pessoas aguardam na fila hoje por um procedimento médico pelo SUS em Divinópolis? Quantos são casos de ortopedia? E quantos esperam um exame? As repostas são fundamentais para se planejar a saúde pública. Mas ninguém, especialmente a Prefeitura de Divinópolis, responsável pelo serviço, se propõe a falar.

Continua depois da publicidade

A falta de transparência é tão grande que, após inúmeros pedidos de esclarecimento sobre o assunto, a Câmara Municipal decidiu marcar tal Audiência Pública para tratar do assunto.

O pedido foi feito por Rodyson do Zé Milton e acatado pela Comissão de Saúde, da qual o vereador é membro.

O objetivo é questionar os gestores da Secretaria de Saúde sobre esses número e também sobre a publicidade de tal lista que deve ser pública, e está prevista em Lei.

O município deve manter pública essa relação de demandas, evitando-se, assim, que possa haver algum tipo de irregularidade na marcação das consultas e exames, como, por exemplo, alguém conseguir de forma escusa furar a fila e passar na frente dos demais pacientes.

Sem publicidade, também não há é possível investigar como poderia ser dar esse privilégio e de quem seria a solicitação para que isso acontecesse.

Na audiência pública a população poderá participar e apresentar pontualmente suas dúvidas. Para isso, basta se inscrever.

As denúncias a respeito desse problema tem se tornado cada dia mais frequente e retratam a situação da saúde em Divinópolis. Entre os questionamentos a serem apresentados pelos vereadores está o fato de que a Prefeitura tem investido na reforma física das unidades de saúde, com pintura e obras, porém, o  investimento no atendimento não acompanha a mesma proposta.

Há denúncias de falta de profissionais, falta de medicamentos, extravio de pedidos de exames e inúmeras outras situações, casos considerados graves, mas que não tem tido uma resposta convincente da Prefeitura.

Na entrevista ao Divinews, Laiz lamentou a situação caótica da saúde em Divinópolis, “A  morosidade e falta de informações deixam a população em uma situação de angústia. Estamos falando de pessoas que estão entre a vida e a morte e não têm nem mesmo um diagnóstico do que tem”.

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade