Divinópolis recebe o 34º Inverno Cultural da UFSJ

Publicado por: Redação

A 34ª edição do Inverno Cultural UFSJ chega a Divinópolis! Entre os dias 9 e 15 de julho, a cidade será palco de atrações artístico culturais gratuitas, propostas por grupos e artistas da região – A programação começa no domingo, 9, em frente à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva. Às 16h, o grupo Maria Cutia apresenta Na Roda, espetáculo brincante recheado de canções. A apresentação propõe contínuo diálogo com o público que, ao final, é convidado a entrar na roda e a brincar também. Mais tarde, às 18h, no mesmo local, o Grupo de Pesquisa e Extensão Casa Aberta apresenta o espetáculo cênico-musical As Cantadeiras, reunindo histórias contadas pelos moradores de São João del-Rei, entrecruzadas com histórias dos próprios atores e a investigação constante da interinfluência entre música e teatro na cena.

No dia 10, segunda-feira, às 19h, o grupo Travessias Escénicas apresenta Bronzes e Cristais, inspirado na canção da cantora Maysa, de 1958. O grupo destaca que a letra faz uma analogia entre os impasses e esperanças da vida, e pretende tratar, de forma poética, as dificuldades e alegrias do envelhecimento, por meio das lembranças de vida de duas personagens. O público-alvo, pessoas com mais de de 50 anos, ou todos que se interessarem, se encontram no Teatro Municipal Usina Gravatá.

Continua depois da publicidade

Ainda nesta segunda, às 16h, de volta à Escola Municipal de Música Maestro Ivan Silva, está marcada exibição de produções audiovisuais: uma coletânea de curtas-metragens, musicais e documentários, sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e as expressões artísticas que consagram a brasilidade.

Oficinas
As oficinas, na Escola Municipal de Música “Maestro Ivan Silva”, se dividem em quatro áreas: música, literatura, arte-educação e vivências literárias. A inscrição pode ser feita por meio do link https://invernocultural.ufsj.edu.br/oficinas.

Do dia 10 a 13 de julho, a musicoterapeuta Ju Lopse ministra “No meu tempo… agora”. A oficina, destinada a idosos, desperta a construção de novas memórias musicais, a partir da troca de canções, dedicatórias, composição em grupo, colagens de canções e prática musical em conjunto. A artista também apresenta “Mulher, tu és mais poeta do que pensas”, do dia 10 a 15 de julho, de 10h às 12h, curso prático que se propõe a instigar a plateia feminina a usar a escrita como empoderamento, expressão e autoconhecimento, bem como transmitir aprendizados de sua experiência como escritora.

Do dia 10 a 12 de julho, das 10 às 12h, a contadora de história Cris Silva vai ensinar ao público, por meio de três diferentes narrativas, os territórios que Tarsila do Amaral quis representar em suas artes. A oficina se destina a crianças de 3 a 12 anos.

De 13 a 15 de julho, das 10h às 12h, Patrícia Oliveira, educadora, contadora de histórias e cantora, apresentará histórias cantadas das tradições transmitidas de geração em geração e um repertório musical de compositores da MPB infantil brasileira. A oficina se destina a crianças a partir de 3 anos, pais, professores e demais pessoas que queiram brincar com música.

Operários da Arte
Esse é o tema do 34º Inverno Cultural UFSJ, que tem como grande inspiração a obra de Tarsila do Amaral. Nessa releitura, os trabalhadores da arte merecem destaque, por suas conquistas, lutas e desafios. Dos artistas plásticos aos produtores, todos os que ganham a vida por meio da arte são os novos rostos dessa moldura que constroem a Arte. A desvalorização da classe artística começa a ser revertida, depois de toda a dificuldade que se ampliou diante de um cenário pandêmico e conservador, no qual o descaso governamental manteve as atividades culturais fora das ruas, afastada do público.

“A ideia é que a gente possa trabalhar várias questões, tanto da classe artística e dos direitos desses trabalhadores, que sofreram tanto com o isolamento social, quanto também dialogar com a memória afetiva dessa cidade, que teve um momento histórico marcante com as fábricas”, relata o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFSJ, Chico Brinati, coordenador-geral do festival.

O Inverno Cultural 2023 acontece de 8 a 16 de julho em Ouro Branco, São João del-Rei, Divinópolis e Sete Lagoas. Acompanhe nossas redes sociais!

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade