Centros de Reintegração Social de Itaúna recebem visita da Ministra Cármen Lúcia

Publicado por: Redação

A Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, realizou na manhã desta sexta-feira (16), visita às APACs de Itaúna/MG (feminina e masculina) e à sede da FBAC, com o objetivo de conhecer melhor o Método APAC e as instalações dos CRS`s – Centros de Reintegração Social. 

Em sua passagem pela APAC feminina, a Ministra foi recebida com carinho pelas recuperandas e fez questão de conhecer a unidade produtiva de corte e costura e dedicou especial atenção à biblioteca do regime fechado.

Continua depois da publicidade

Na visita às instalações da unidade masculina, no Parque Jardim Santanense, a Ministra Cármen Lúcia se impressionou com a fábrica de hóstias, de blocos, padaria e demais unidades produtivas do CRS, mencionando que a APAC é uma manifestação de fé na recuperação do ser humano.

A Ministra ressaltou que acompanha o movimento apaqueano  desde de seu começo, na década de 70. Ao final da visita na unidade masculina, destacou para os recuperandos do regime fechado, uma frase de Nelson Mandela, preso político que ficou recluso por 27 anos e que ao sair da prisão teria dito: “Eu vou deixar meu ódio lá dentro, meu passado lá dentro, pois senão estarei preso para sempre. “Em seguida complementou: “Vocês estão aqui porque cometeram um erro, como todos os seres humanos cometem, mas isso é passado; a gente não vive no passado, a gente vive no presente para o futuro. Tenho certeza que saem daqui com toda disciplina e rigor que eu sei que tem. Espero que todo futuro seja construído a partir daqui, saio daqui muito satisfeita com o que vi, sei que é difícil, mas a vida é boa”.

Acompanharam a visita, o Presidente do Conselho de Administração da FBAC e Presidente da (Amagis), Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, o Juiz titular da 1ª Vara Criminal do Júri de Execuções Penais da Comarca de Itaúna, Dr. Adelmo Bragança de Queiroz, a Promotora da Comarca de Itaúna, Dra.Maria José de Figueiredo.

Para o Juíz Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, essa visita é fundamental, para trazer fortalecimento, credibilidade, esperança: “A Ministra Cármen Lúcia com todo respaldo que tem em torno da pessoa dela, vem trazer mais um testemunho para nós, que nos traz conforto e reflexão, confirmando que as APACs estão de fato crescendo, seja na metodologia ou por tudo que a FBAC tem feito para expandí-las no Brasil e mundo.”

Tatiana Flávia Faria de Souza, diretora-geral da FBAC, ressalta que “A ministra é uma grande entusiasta das APACs desde o início dos trabalhos. Essa visita estreita os laços de amizade com o projeto das APACs, atestando aquilo que ela já acredita e propaga: os bons resultados das políticas públicas de APAC, na Execução Penal, que está chegando recentemente ao Governo Federal e que ganha  maior relevância na divulgação do projeto para sociedade brasileira. É de um impacto importantíssimo, a visita de uma Ministra a um projeto executado por organizações da sociedade civil. De qualquer ângulo que se veja é uma grande honra.”

Valdeci Ferreira, Diretor do CIEMA, destaca que “ A visita da excelentíssima Ministra Cármen Lúcia do Supremo Tribunal Federal, com certeza é um reconhecimento do trabalho louvável que as APACs vem desenvolvendo. Contribuirá sobremaneira para que o Método APAC possa ser cada vez mais conhecido e isso irá permitir uma maior disseminação das APACs por todas as regiões do Brasil.”

Cármen Lúcia também conheceu a sede administrativa da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC,  que tem ao seu lado a sede do Centro Internacional de Estudos do Método APAC – CIEMA e o Memorial do fundador das APACs, Dr. Mário Ottoboni .

Perfil

Natural de Montes Claros (MG), Cármen Lúcia Antunes Rocha se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e fez mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também atuou como professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, como advogada e procuradora do estado de Minas Gerais. A ministra integra o Supremo Tribunal Federal (STF) há 16 anos.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade