Morre na Suíça a cantora Tina Turner aos 83 anos; a rainha do rock

Publicado por: Redação

Tina Turner (nascida Anna Mae Bullock; Nutbush, 26 de novembro de 1939 — Küsnacht, 24 de maio de 2023)foi uma cantora, dançarina, e atrizsuíça nascida nos Estados Unidos. Amplamente referida como a “Rainha do Rock ‘n’ Roll”, ela ganhou destaque como vocalista da Ike & Tina Turner Revue antes de lançar uma carreira de sucesso como artista solo. Turner renunciou à cidadania americana em 2013. Ela mora na Suíça desde 1995 até a sua morte, que aconteceu hoje, quarta-feira (24) – A morte foi confirmada por um assessor da cantora. Não se sabe a causa da morte.

Turner começou sua carreira com Kings of Rhythm de Ike Turner em 1957. Sob o nome de Little Ann, ela apareceu em seu primeiro disco, “Boxtop”, em 1958. Em 1960, ela foi apresentada como Tina Turner com o dueto single “A Fool in Love”. A dupla Ike & Tina Turner se tornou “um dos mais formidáveis ​​shows ao vivo da história”. Eles lançaram sucessos como “It’s Gonna Work Out Fine”, “River Deep – Mountain High”, “Proud Mary” e “Nutbush City Limits” antes de se separarem em 1976. Na década de 1980, Turner teve “um dos maiores retornos da história da música”. Seu álbum multi-platina de 1984 Private Dancer continha o hit “What’s Love Got to Do with It”, que ganhou o Grammy de Gravação do Ano e se tornou seu primeiro e único número 1 na Billboard Hot 100. Aos 44 anos , ela foi a artista solo feminina mais velha a liderar o Hot 100. Seu sucesso nas paradas continuou com “Better Be Good to Me”, “Private Dancer”, “We Don’t Need Another Hero (Thunderdome)”, “Typical Male”, “The Best”, “I Don’t Wanna Fight”, e “Golden Eye”.

Continua depois da publicidade

Em 1988 seu nome entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, como o maior show já feito por uma cantora solo. A artista reuniu 182 mil pessoas no Maracanã, no Rio de Janeiro para ver sua apresentação. O show foi transmitido para todo o mundo. Nesta época estava fazendo a Break Every Rule World Tour. Turner também atuou nos filmes Tommy (1975), Mad Max Beyond Thunderdome (1985) e Last Action Hero (1993). Em 1993, What’s Love Got to Do with It, um filme biográfico adaptado de sua autobiografia I, Tina: My Life Story, foi lançado. Em 2009, Turner se aposentou depois de completar sua Tina!: 50th Anniversary Tour.

Tendo vendido mais de 100 milhões de discos em todo o mundo, Turner foi um dos artistas mais vendidos de todos os tempos. Ela recebeu 12 prêmios Grammy, que incluem oito prêmios competitivos, três prêmios Grammy Hall of Fame e um Prêmio Grammy de Contribuição em Vida. Foi a primeira artista negra e primeira mulher a estar na capa da Rolling Stone. A Rolling Stone a classificou entre os 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos e os 100 Maiores Cantores de Todos os Tempos. Ela tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e na Calçada da Fama de St. Louis, e foi duas vezes indicada ao Rock and Roll Hall of Fame, com Ike Turner em 1991 e como artista solo em 2021. Tina Turner faleceu em 24 de maio de 2023, aos 83 anos de idade.

Juventude

Filha de Zelma Priscilla Currie e Floyd Richard Bullock, Tina Turner nasceu Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, em Brownsville uma cidade do Condado de Haywood, no Tennessee.  A família morava na comunidade rural próxima de Nutbush,Tennessee, onde seu pai trabalhava como supervisor meeiro. Em tenra idade, Tina colheu algodão nos campos com sua família.

Tina tinha duas irmãs mais velhas, Evelyn Juanita Currie e Ruby Alline Bullock. Quando crianças, as três irmãs foram separadas quando seus pais se mudaram para Knoxville, Tennessee, para trabalhar em uma instalação de defesa durante a Segunda Guerra Mundial. Tina foi ficar com seus avós paternos religiosos, Alex e Roxanna Bullock. Após a guerra, as irmãs se reuniram com seus pais e se mudaram com eles para Knoxville. Dois anos depois, a família voltou para Nutbush. Nessa época, ele começou a estudar na Flagg Grove Elementary School, que frequentou da primeira à oitava série.[1] Nascida em uma família batista, Tina começou a cantar ainda criança no coral da igreja. Quando ela tinha 11 anos, sua mãe se mudou para St. Louis, Missouri. O pai de Tina se casou novamente e se mudou para Detroit. Tina voltou a morar com a avó em Brownsville enquanto sua mãe levou sua irmã mais velha para St Louis. Tina disse mais tarde em sua autobiografia que sentia que seus pais não a amavam. Tina lembrou mais tarde que Zelma havia planejado deixar o marido quando ainda estava grávida de Tina. Sobre isso, Turner disse: “Ela era jovem, muito jovem, e não queria uma outra criança”.[12]

Na adolescência, Tina trabalhou como empregada doméstica para a família Henderson. Ela estava na casa de Henderson quando foi notificada de que sua meia-irmã Evelyn havia morrido em um acidente de carro ao lado de suas primas Margaret e Vela Evans.  Na Carver High School em Brownsville, Tina era uma líder de torcida e jogava basquete. Quando Tina tinha 16 anos, sua avó morreu, então ela foi morar com a mãe em St. Louis. Ela se formou na Sumner High School em 1958. Após a formatura, ela trabalhou como auxiliar de enfermagem no Barnes-Jewish Hospital.

 

Fonte: Wikipédia

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade