Aniversário esquecido: UFSJ comemora 15 anos do campus em Divinópolis sem as presenças de políticos, empresários e gestores de hospitais

Divinópolis precisa se conscientizar da importância da UFSJ na cidade, principalmente na área da saúde; é divisor de águas

Publicado por: Redação

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) comemorou este mês o aniversário de 15 anos da inauguração do Campus Dona Lindu em Divinópolis. Um marco histórico para a maior universidade pública da região, mas que não recebeu a atenção merecida e foi ignorada por muitos políticos e autoridades da cidade e da região que não compareceram no evento alusivo no último sábado (15) – A UFSJ movimenta a economia da cidade em vários segmentos. Foi e continua sendo um divisor de águas na área da saúde.  

Quando o presidente Lula inaugurou o campus da UFSJ em Divinópolis a expectativa, que se cumpriu, era de que a universidade trouxesse avanços para a pesquisa científica e para o ensino superior da região. Como maior universidade pública do Centro-Oeste do estado, a UFSJ atrai alunos de várias cidades de Minas Gerais, sendo reconhecida pela educação de excelência, por inúmeros projetos de pesquisa e estudos que contribuem muito para diferentes setores da sociedade.

Continua depois da publicidade

A UFJS produziu muito conhecimento, principalmente na área da saúde,  desde que foi inaugurada em Divinópolis. Contribuiu para a criação de novas tecnologias, formação de profissionais de ponta, ajudou no enfrentamento da pandemia e desenvolveu muitas ferramentas que já estão sendo usadas no dia a dia. Uma importância inquestionável e reconhecida nacionalmente, haja vista eu os pesquisadores do campus da universidade em Divinópolis já conquistaram vários prêmios pelo país.

O aniversário de 15 anos da UFSJ em Divinópolis marca um divisor de águas, uma data que nunca pode ser esquecida. Infelizmente, muitas autoridades e empresários formadores de opinião e mesmo a própria população parece não reconhecer não só a importância desse momento, mas o divisor de águas que foi a implantação do Campus Dona Lindu na cidade. Na comemoração feita pela universidade, chamou bastante atenção a ausência de figuras importantes como principalmente o ex-prefeito Demétrius Arantes, que foi o artífice da instalação da UFSJ em 2008 na cidade, quando aceitou um desafio do presidente Lula, arrumando o terreno e arrebanhando empresários que contribuíram com cerca de R$ 8 milhões para a construção do primeiro módulo do campus. Mas agora, 15 anos depois, não participou da importante celebração. Uma marco político na carreira dele.

O evento contou com a participação da vice-prefeita Janete, que como sempre é a representante da prefeitura, e da deputada estadual Lohanna França e outras autoridades. Mas o número de ausências foi maior que o de presenças. O deputado Eduardo Azevedo, irmão do prefeito Gleidson e do senador Cleitinho, foi um dos políticos que ignoraram o convite feito pela UFSJ, não compareceram  e nem sequer enviou uma mensagem parabenizando a universidade. Cleitinho fez a mesma coisa.

A Câmara Municipal de Divinópolis também foi convidada para o evento, mas aparentemente ignorou a relevância da UFSJ para Divinópolis e não de a atenção merecida ao aniversário. Várias instituições de classes empresariais, como a ACID, CDL e FIEMG, entre outras, não compareceram às comemorações da instituição de ensino, que movimenta a economia da cidade diretamente com cerca de 1.500 alunos e mais de uma centena de professores. Destaque honroso para a ausência do secretário de saúde, que mora em Itaúna, e não se dispôs a prestigiar um campus que é totalmente votado para a área da saúde e que muito contribui para que sua Secretaria tenha menos problema do que tem. Outras ausências notadas foram dos gestores dos hospitais, Santa Mônica, Santa Lúcia, São Judas e São João de Deus, já que todos possuem alunos do curso de medicina da UFSJ.

O que se esperava é que toda a cidade se mobilizasse para celebrar e festejar a existência da UFSJ em Divinópolis. Mas infelizmente, a ciência e o ensino seguem em segundo plano para muitos. A prioridade foi ir para as roças e tomar as “santas cervejinhas” de sábado.

O Divinews, reconhecendo a fundamental importância da universidade para a cidade, marcou presença e oportunidade, conversamos com Marcelo Andrade, Reitor da UFJS, que falou sobre o atual momento da universidade.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Fernanda sousa disse:

    A nossa Ufsj é motivo de orgulho da instituição que é, e o nome que tem, onde se encontra tecnologia e tem os melhores professores do país,e a instituição extremamente competente na formação de alunos para o futuro mercado de trabalho. Se a cidade de Divinópolis não sabe o valor da instituição remove ela pra São João,ficamos extremamente orgulhosos.😘🥰♥️🍀

  2. Thiago Assis disse:

    Se procurar direitinho acha os motivos: sempre reclamando da prefeitura, extremamente a par da programação municipal ou com desinteresse nas questões sociais dos alunos. Claramente haveria de ter um desinteresse recíproco. A visão política deve estar fora dos muros e não dentro.

  3. Anônimo disse:

    O que prefeito , senador , deputados sem cultura e conhecimento vão fazer num ambiente desse ?
    Ambiente desse não faz parte dos nossos políticos , por isso Divinópolis está cada fez mais no buraco.

  4. GIL disse:

    Coisas deste tipo só mostram que a população e seus representantes nem sabem sequer da importância da educação. Lamentável.

  5. Isabel disse:

    É lamentável a desvalorização de uma Faculdade Federal em nosso município, mas é muito difícil valorizar o que nunca teve… Área da saúde fundamental para uma sociedade, mas interesses partidários ofuscam a cultura e progresso social.

  6. Anônimo disse:

    É lamentável a desvalorização de uma Faculdade Federal em nosso município, mas é muito difícil valorizar o que nunca teve… Área da saúde fundamental para uma sociedade, mas interesses partidários ofuscam a cultura e progresso social.

  7. Pagador+de+impostos disse:

    Cada um recebe o prestígio que merece

  8. André Camargos disse:

    Apenas a Deputada Estadual Lohanna esteve presente. Uma clara mostra de quem na política de Divinópolis e região se importa de fato com coisa séria.

Continua depois da publicidade