Urgente: Divinópolis tem água contaminada com fezes, em minas utilizadas pela população

Publicado por: Redação

Não bastasse a falta d´água quase que generalizada na cidade, na última quinta-feira (09), a  Secretaria de Saúde de Divinópolis detectou a existência de que seis minas d´água que são habitualmente utilizadas pela população, mas que após análise microbiológica das amostras foi constatado que, a água do Canto da Mina, no Bairro João de Deus, que fica próximo ao Niterói (torneiras), Mina do bairro São Luiz, Mina do bairro Bela Vista, Mina da comunidade Cachoeirinha, Mina Veneza em Ermida, estão contaminadas por coliformes fecais (escherichia coli), desta forma estão imprópria para o consumo e podem causar sérios riscos à saúde – A informação é péssima para a população que, com a falta de água nas torneiras neste último fim de semana possivelmente recorreu a tais minas para abastecerem suas residências. 

Nota: O Bairro São João de Deus não tem nenhuma ligação com o Hospital São João de Deus, são situações distintas. 

Continua depois da publicidade

Release (informação) enviada pela Diretoria de Comunicação na última quinta-feira (23)

Semusa detecta contaminação de água em pontos do município

A Prefeitura de Divinópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), detectou contaminação de água em seis minas, que são habitualmente utilizadas pela população.Por meio do programa “Vigiágua”, foi realizada a coleta e análise microbiológica das amostras, a qual apontou a contaminação por Escherichia coli (coliformes fecais), nos seguintes locais: Canto da Mina, no bairro João de Deus (torneiras), Mina do bairro São Luiz, Mina do bairro Bela Vista, Mina da comunidade Cachoeirinha, Mina Veneza em Ermida.A Semusa alerta que as águas destes locais estão impróprias para o consumo e podem causar riscos à saúde e, lembra ainda que, toda água destinada à ingestão, preparação de alimentos e à higiene pessoal deve ser tratada.A água para consumo humano deve ser filtrada e, posteriormente, fervida ou tratada com duas gotas de hipoclorito de sódio (cloro) a 2,5% por litro. Este procedimento elimina bactérias, vírus e parasitas, prevenindo doenças como diarréia, amebíase, hepatite A, esquistossomose, leptospirose, cólera e outras.A mina d’água é o local onde começa um curso de água, seja grande ou pequeno. Ele acaba eclodindo em lugares pouco naturais, como em um edifício, por exemplo, por conta de manobras de rebaixamento do lençol freático. Mesmo que a mina d’água não esteja suja ou turva, não se pode confiar em sua pureza, principalmente para consumo humano. Primeiro é preciso sab

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. L.o.n. disse:

    Vergonhoso, falta de respeito, com as pessoas, porque o valor que a gente paga era para termos agua de qualidade!

Continua depois da publicidade