Por dinheiro, Prefeitura de Divinópolis acaba com pré-carnaval popular e familiar; causa problemas para todos os lados e privilegia amigos produtores de eventos

Publicado por: Redação

Até poucos anos atrás Divinópolis não tinha  tradição em festas na época de carnaval, até que por iniciativa dos próprios moradores, os bloquinhos começaram a surgir. o  precursor do pré-carnaval divinopolitano foi o ‘Bloco do Cléo’, seguido pelo ‘Haja Amor’, entre outros, como o ‘Caveira’.   Uma festa popular, que caiu no gosto do povo e, mesmo sem apoio financeiro do Poder Público, que  apenas interditava as vias públicas, atraía milhares de pessoas para a cidade, as famílias incluindo muitas crianças brincavam animadamente ao redor do Mercado Central – Depois transferido para a Rua Pitangui, que afastou o clima familiar  e agora vai para a Avenida Paraná por deliberação unilateral. 

Acontece que este ano o prefeito Gleidson Azevedo resolveu usar o pré-Carnaval para arrancar o máximo de dinheiro possível dos blocos, foliões e demais envolvidos, além de privilegiar alguns amigos em um show que ocorrerá no Parque de Exposições. E, sem consultar absolutamente ninguém, a prefeitura mudou o local da festa, impôs várias outras “novidades” e conseguiu desagradar todo mundo.

Continua depois da publicidade

Tudo começou quando a prefeitura surpreendeu Divinópolis com a mudança no local do pré-carnaval. Até a última edição, a festa acontecia no final da rua Pitangui, um local tradicionalmente boêmio, de fácil acesso e com espaço suficiente para reunir os foliões. A rua Pitangui unia vários pontos favoráveis para esse tipo de festa: além de reunir muitos bares, não há um fluxo constante de trânsito no local, que também não possui muitos imóveis residenciais. É uma área quase que totalmente comercial, ou seja, o pré-Carnaval lá não acarretava em grandes transtornos para o trânsito, nem para moradores. A prefeitura até criou um portal na rua Pitangui, com a promessa de valorizar ainda mais o turismo e o apoio à diversão por lá, mas o monumento se tornou apenas um “elefante branco”.

Mas, sem uma justificativa convincente, a prefeitura resolveu alterar o local da festa, que este ano vai acontecer no alto da rua Paraná, próximo ao Centro Administrativo. Um local extremamente movimentado, uma rota extremamente importante do trânsito em Divinópolis, já que é uma das entradas da cidade.  Além disso, é uma área muito populosa, bastante residencial. Os moradores da região já demonstraram um imenso desconforto com a decisão tomada pela prefeitura sem nem sequer consultar a opinião de quem mora por ali.

Some-se ao fato que os comerciantes da rua Pitangui, também foram pegos de surpresa com a mudança anunciada de última hora pela prefeitura, já que haviam se preparado para o pré-Carnaval, chegaram a reforçar o estoque de bebidas e se programar para a festa, que não vai mais acontecer no local. Ou seja, o prefeito Gleidson conseguiu desagradar tanto quem deixou de receber a festa, quanto quem vai receber a folia.

Este ano a festa perdeu tanto a identidade que até o Bloco do Cléo, que praticamente criou o pré-Carnaval divinopolitano, não vai participar. A festa perdeu a essência popular, virou um negócio da prefeitura que só pensa em ganhar dinheiro, tentando passar a imagem de apoio para dar um ar mais profissional e diversão para a população, enquanto cria inúmeros obstáculos para que o evento realmente aconteça. No Pré-Carnaval deste ano, foram inúmeras exigências para que os blocos pudessem desfilar. Pra se ter uma ideia, a prefeitura obrigou até que as baterias fossem personalizadas. Só uma das inúmeras regras para dificultar a participação.

Além disso, o mais gritante nessa edição da festa é o quanto a prefeitura quer lucrar em cima de tudo e de todos. Nas últimas semanas, quase todo dia o município anuncia algum tipo de edital para “credenciamento de interessados” em participar do Pré-Carnaval. E, claro, em todos há algum tipo de pagamento para o município. Foram anunciados credenciamentos para vendedores ambulantes, patrocinadores e até para emissoras de rádio e estúdios móveis que vão cobrir a festa.

A prefeitura criou categorias “master, diamante, ouro e prata”, cada um com determinado tipo de benefício, de acordo com o valor a ser pago para o município. Para se ter uma ideia, o lance mínimo cobrado aos interessados em comercializar bebidas e comidas durante a festa é de R$ 1500,00.

É nítido que a prefeitura está se apropriando de uma festa que até então era popular. Quer transformar o pré-Carnaval em mais uma fonte de arrecadação. Com isso, conseguiu criar desconfortos, desagradou até os próprios foliões e fez com que muitos blocos deixassem de desfilar este ano. Se o município não começar a rever a estratégia gananciosa de arrancar dinheiro dos blocos e dos foliões, é bem possível que essa festa esteja com os dias contados em Divinópolis…

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Divinóia disse:

    Essa midiazinha aqui sabe como está o andamento sobre as investigações dos motociclistas atropelados, atrás do parque de exposições de Divinópolis? Um ex político da cidade, pai de um outro ex político da cidade atropelou os dois, sendo que um morreu na hora e o outro veio a falecer recentemente. Essa midiazinha só enche o saco dos irmãos Cleitinho. Que tal mostrar a cara do atropelado e que invadiu a pista contrária e matou os dois?

  2. Divinóia disse:

    Nossa! Essa falta de carnaval vai mudar minha vida, tô lascado.

  3. Anônimo disse:

    Ridículo… um prefeito agir em benefício de seus patrocinadores, pois o que ele faz muitos já sabem mas não querem ver. Paga de “ser do povão” só pra iludir os patriotarios, pois quem apoia ele sabe que é uma das cepa do vírus Bozó 22 . Podia deixar quieto as festividades no local de tradição, 1 dia apenas as vezes 2 ,mas onde vê oportunidade de fuder os outros e ajudar a si e os patrocinadores não perde a chance. Isso é cultura política, povo ignorante que não abre a cabeça e fica preso em paradigmas arcaicos. Um povo pobre que ajuda seu governante a mantê-los pobre não pode reclamar da pobreza nem revindicar direitos pois acredita nos direitos que o governante diz ser certo ou verdadeiro. O certo é boicotar, fazer cartazes explicando e colar nos postes incentivar a não irem, principalmente os blocos.

  4. Helena Cristina Gonçalves disse:

    Acredito que pessoas de sã consciência não pisarão na Rua Paraná nem no Parque de Exposições. Bora nos reunir com amigos em barzinhos, sítios, em casa, etc ou irmos pra outras cidades!

    1. Anônimo disse:

      Sem palavras,sem comentários.Muito triste.

    2. Sergio Roberto de Souza disse:

      O cara mal entende de verdura. Querer que ele entenda de administração municipal, carnaval e outras coisas inerentes ao cargo, é querer muito.
      Vem Outubro/2024, antes que a cidade acabe. Sumir com essa corja da Prefeitura.

  5. Olacir disse:

    A via é pública. Então Bora todo mundo pra rua PITANGUI e largar esse pré carnazevedo melar lá no alto da Paraná. Provavelmente quer fazer da prefeitura um castelo para sentar no trono e assitir

  6. Olacir disse:

    Não sei pra que tanto fuzuê. O povo gosta de ser feito de bobos mesmo. Vai quem quer, paga pra vender quem quer, coloca bloco lá quem quer, vai se divertir quem quer. Se ninguém aderissem não tinha essa farra da prefeitura. E tá barato deveria cobrar uns 5 mil.

  7. Ricardo disse:

    Prefeito TicTok BolsoNazi sem preparo nenhum… Deixou a prefeitura gastar mais de 1 milhão comprando por 10 mil cestinhas de plástico… Agora compra até cobertura kkkkk

  8. Norma Martins de Paiva Braga disse:

    Antônio Carlos tem toda a razão!!
    …lamentável a decisão do prefeito de Divinópolis, uma cidade que já fez justiça ao nome .REVOLTANTE!!!

  9. Anônimo disse:

    O Estado sempre ferrando com tudo. Cobrar pra trabalhar é sacanagem. Deixa os ambulantes trabalharem e gerar renda po!

    O pior é que a gente sabe que quando tem dinheiro envolvido, boa parte vai pro bolso dos politicos.

  10. Anonimo disse:

    Carnaval festa do diabo

    1. Hélio disse:

      Esses babacas azevedos são os 3 melhores trapalhões! Kkkkkkkkkk! Não fazem nada para a população e quando fazem são palhaçadas e tem que voltar atrás! Falastrões demais!

  11. Antônio Carlos disse:

    Cidade morta, só tem tamanho.
    Comerciantes, jornalistas, políticos e outros sanguessugas ainda tentam ganhar grana nessa cidade superestimada. Divinópolis está numa espiral descendente e terá seu enterro em poucas décadas.

    1. Norma Martins de Paiva Braga disse:

      Antônio Carlos tem toda a razão!!
      …lamentável a decisão do prefeito de Divinópolis, uma cidade que já fez justiça ao nome .REVOLTANTE!!!

    2. Eliane Ribeiro disse:

      O prefeito fez muito bem, organizou uma festa q antes era uma bagunça, teve até assassinato e outros incidentes graves. Tudo bem feito e organizado custa dinheiro, principalmente quando a bebida rola solta. Não nos esqueçamos q de festa familiar não tem nada, é festa do diabo e não deveria ser permitida a presença de menores de idade mas o ministério público faz vista grossa. Parabens, prefeito Gleison e sua administração, infelizmente reconhecer os méritos não é coisa da mídia!

    3. Anônimo disse:

      Grande comentário. Parabéns,

  12. Divinews disse:

    Solução é muito simples! Não vão lá e boicota o evento ué.

    Bora todo mundo pra outro lugar e pronto. Errado é quem da ibope.

    1. Rudson Cruz disse:

      Divi news ta igual a Globo lixo cheio de mimimi,

  13. Anônimo disse:

    Onde estão nossos vereadores?

  14. Gilberto Espíndola Bitencourt disse:

    Como sempre o melhor para os amigos do Rei e a CPI da Educação acabou que esses Vereadores da atual gestão sejam Lembrados na próxima Eleição.

    1. MIRTES ALVES BATISTA disse:

      Bora Boicotarrrrrrrr. SIMPLES.

    2. Cristina disse:

      ESSE RIDICULO DESSE PREFEITO. NA PROXIMA ELEIÇÃO TEMOS QUE TIRA-LO . DIVINOPOLIS SÓ PERDE COM ESSE SUJEITO NA ADMINISTRAÇÃO

    3. , Anderson de Paula Martins disse:

      Uma pena viu,
      Após tantos anos depois da vanguarda de Nono com sua escola de samba, nossas Escolas de Samba nas décadas de sessenta e setenta, início anos 80, nosso Carnaval já adormecido, renasce o Cleo com seu bloco , marchinhas , famílias felizes, crianças se divertindo sem perigo em torno da praça do mercado.

      Agora será que é o dinheiro ou a segurança que tá falando mais alto ? A consulta sócioambiental aos moradores da Paraná pra saber o que acham,a população sem direito de dizer o que pensam?, Não seria melhor aumentar a segurança e mais conforto na Pitangui ?, pois há menos área residencial e fluxo de tráfego mais tranquilo no final da Pitangui.
      Comerciantes falidos com a pandemia sendo sugados com taxas elevadas será que é justo isso,,? KD os vereadores dessa nossa querida cidade que não tomam posição ?

  15. Anônimo disse:

    Bora votar na família verdureirão e tiktoker, são despreparados, gananciosos e adoram se promover, mas trabalhar que é bom nada. Acharam uma vida boa na política, como um senador (desastre total) ,que prometeu de tirar a copasa da cidade e não fez, agora ficará 8 anos sugando os recursos do Estado, o outro que não fez nada por Divinópolis como vereador, é deputado estadual, tbm não vai sair nada aí. O prefeito de academia não gosta de trabalhar, deixa a vice fazer o deveria ser ele.
    Voto não é brincadeira, colocamos o poder na mão dos políticos e devemos cobrar.

    1. Maria disse:

      Eu sou morada e não gostei pq tiraram meu direito de ir e vim pois no dia os carros não podem sair da garagem tenho filho pequeno e se acontecer alguma coisa como faço e o barulho fora os outros problemas

  16. Hudson disse:

    Falei é melhor ir pro legislativo kkkkk, no executivo não conseguem não são competentes,kkk são bons no grito…….vereador deputado senador só assim.

  17. Anonimo disse:

    Parabéns prefeito! A turma paga caro pra irem em outros lugares, agora aqui querem tudo de graça né? Tamo junto

  18. Edevaldo Viana da Silva disse:

    Coitado desse pobre diabo sem progeto sem cultura em tudo que põe a mão vira merda

    1. HUNTER disse:

      Esses políticos de Divinópolis, são tão ou mais vagabundos, que os demais políticos do Brasil. O clã Azevedo de fanfarrões nunca me enganou, querem bancar de paladinos da moralidade, mas são todos demagogos, falastrões e incompetentes. Nunca me enganaram nenhum dos três representantes desse clã político, também afirmo que nunca votei e não votarei em nenhum desses três políticos de YouTuber e Tik Tok. Morei em Divinópolis MG por cinco anos e não guardo amizades e nem saudades desse lugar.

  19. Daniel Davi disse:

    É o prefeito tik tok,corta os benefícios dos agentes de saúde que ganham 1.600 reais,mas paga pra secretários que ganham 10.000,adora um sensacionalismo barato e fazer média com as coisas que ele não faz por favor,e sim porque é sua obrigação.
    E é sempre assim,eles acabam com tudo que tem de bom na nossa cidade.O pré carnaval era muito bom,podia levar minhas filhas de 8 e 2 anos sem muita preocupação,mas como sempre,a política de Divinópolis, trabalha contra o povo.Me arrependo demais de ter votado nesse prefeito de me®[email protected] as pessoas vão pra outras cidades curtirem o carnaval,e só Deus sabe como eles voltam pra cidade,podem pesquisar,a maioria dos acidentes de trânsito aqui na nossa região,são de pessoas de Divinópolis,voltando das festas nas cidades vizinhas.Mas esse povo gosta assim, quanto pior,melhor.

  20. Eduardo disse:

    Que nada. Vamos guardar o dinheiro que seria gasto com cachaça. Guarde na poupança ou outra aplicação. É muito melhor. Fique em casa quietinho.

    1. Anônimo disse:

      Concordo com você Eduardo! Essa bagunça de carnaval só traz confusão e desordem!

    2. Anônimo disse:

      Da mesma forma que vc guarda seu dinheiro não indo, tem famílias que ganhavam seu dinheiro trabalhando nesse dia

      1. Eduardo disse:

        E você acha que essas famílias vão ter chance de trabalhar neste novo espaço e nas condições definidas pelo mandatário da cidade? É melhor buscar outra atividade.

    3. Marlene disse:

      Pois é, infelizmente ele foi eleito.

  21. Pedro disse:

    Quem é São os donos da festa é o bloco do cleo e aja amor é só eles fazer o mesmo e não participar de última hora

  22. Josiane disse:

    Que triste. Se carnaval nao pode swr na pitangui emelhor nao ter carnaval.
    Espero q população nao compareça.
    Em represaria .
    Q vergonha prefeito.

    1. Anônimo disse:

      Ridículo… um prefeito agir em benefício de seus patrocinadores, pois o que ele faz muitos já sabem mas não querem ver. Paga de “ser do povão” só pra iludir os patriotarios, pois quem apoia ele sabe que é uma das cepa do vírus Bozó 22 . Podia deixar quieto as festividades no local de tradição, 1 dia apenas as vezes 2 ,mas onde vê oportunidade de fuder os outros e ajudar a si e os patrocinadores não perde a chance. Isso é cultura política, povo ignorante que não abre a cabeça e fica preso em paradigmas arcaicos. Um povo pobre que ajuda seu governante a mantê-los pobre não pode reclamar da pobreza nem revindicar direitos pois acredita nos direitos que o governante diz ser certo ou verdadeiro. O certo é boicotar, fazer cartazes explicando e colar nos postes incentivar a não irem, principalmente os blocos.

  23. Flávia disse:

    Acho é pouco! Cada um tem o prefeito que merece!!! Tínhamos opções, mas preferiram o irmão do Cleitinho…

    1. Anônimo disse:

      Basta lembrar q esse prefeitinho de MERDA ➕️SEUS IRMÃOS PO-LÍ-TI-COS PATÉTICO➡️, são puxa saco Do ex-presidente MOÇONARO GENOCIDA,DESUMANO⬅️, q não teve, tem amor por nenhum brasileiro.
      ALGUÉM ACHA Q ESSA
      FAMÍLIA DE PO-LÍ-TI-COS IRIA FAZER ALGO DE BOM PRA NÓS ❓️ELE, o prefeitinho só fa pra ele.Se irmão PATÉTICO senador, só sabia filmar❗️ fez algo de bom pra nós ❓️NÃO E NÃO IRÃO FAZER NADA❗️SÓ PENSAM EM SI.
      TRISTE. ➡️LEMBREM QDO FOREM VOTAR⬅️ é a melhor resposta ❗️não botar nesses merdas

  24. João Wellington da Silva disse:

    ATENÇÃO DIVINEWS PODE INVESTIGAR – OLHA A REAL SITUAÇÃO DO CARNAVAL: O Prefeito retirou da Pitangui por pura treta. 1 – Não tinha jeito de faturar lá com pagamento de estacionamento, quem ganhava era os flanelinhas 2 – Não tinha jeito de faturar com a cobrança de aluguel de espaço para os food trucks, quem ganhava era os bares e restaurantes 3 – Não tinha lugar para realizar um show cobrando ingressos, como vai acontecer. O diretor da secretaria de cultura alugou o parque de exposição para ganhar um dinheirinho extra. Teve cuidado de arrumar um laranja e colocar no nome dele. Ele alugou todos os estacionamentos perto do evento.

  25. antonio disse:

    carnaval em Divinópolis? morreu junto com o NONÔ!

    1. Anônimo disse:

      O carnaval aqui sempre foi ruim, vai continuar sendo. Ninguém quer carnaval aqui. O povo não tem educação pra isso. Acaba logo com isso. É um favor pro povo que tem mijos nos seus portões, cocô, bebidas, lixo, etc.

  26. Eu ja sabia, o local é indevido, e nem todos votou nesse bosta,ele so queria se provomover fazendo em frente a prefeitura, so q esqueceu que, acho que a maioria não concorda, aposto se acontece la ia ter ” o paiaço fazendo video” , usando de um evento q era particular vamos dizer assim, e hj com apoio da preferira, iria dizer ” divinópolis tem prefeito organizo o pré carnaval”

  27. Júlio cesar disse:

    Lamentável ainda abriu espaço só para ambulante de fora que gestão desastrosa tão enchendo os bolsos

    1. Wilson Silva disse:

      Não não reelejer …que se faça justiça!!

      1. Rafael disse:

        Todo castigo p população é pouco! Os irmao tao milionários com nosso dinheiro e querem pagar de bom moços e humildes. A vá!

        1. Anonimo disse:

          Demétrius vêm aí pra prefeito povão esses azevedos não perdem por esperar

Continua depois da publicidade