Câncer bucal atinge mais os homens e tem cura com diagnóstico precoce

Publicado por: Redação

A campanha Novembro Azul, de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, estimula discussões a respeito da saúde do homem de forma geral. Na área odontológica, a preocupação em destaque é o câncer de boca – o tumor maligno que afeta toda a extensão bucal é o quarto mais frequente entre o público masculino na região Sudeste, de acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Os sintomas são dificilmente reconhecidos sem a ajuda de um profissional em suas primeiras fases.

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, professora Ana Paula Godoi, hábitos comportamentais podem contribuir para a incidência de casos maior entre os homens do que entre as mulheres. Dentre os fatores de risco para a doença, o álcool e o tabaco são os que mais afetam a cavidade bucal e a falta de proteção solar provoca complicações nos lábios. “Para a prevenção é fundamental realizar acompanhamento especializado com um dentista e a manutenção diária”, alerta.

Continua depois da publicidade

A maioria dos casos são diagnosticados em estado avançado, o que prejudica as possibilidades de recuperação. Segundo o Conselho Federal de Odontologia, os pacientes têm 95% de chances de cura quando o caso é descoberto em estágio inicial. Em quadros desenvolvidos, a porcentagem diminui para 45%.

CUIDADOS

Sinais alarmantes que precisam de avaliação de um especialista são: manchas e placas esbranquiçadas na língua, bochechas ou céu da boca, além de rachaduras nos lábios e lesões (aftas) que não cicatrizam por mais de 15 dias. A área do pescoço e a voz do indivíduo também precisam ser analisadas, uma vez que rouquidão e nódulos (caroços) podem indicar algum problema.

Os profissionais da área odontológica estão em contato direto com a cavidade oral da população e conseguem identificar problemas com rapidez. “É recomendado que o paciente mantenha uma frequência mínima de seis em seis meses”, recomenda a docente da Anhanguera. Em casos de pacientes curados, que já passaram pelo tratamento, o intervalo diminui e o acompanhamento deve acontecer a cada três meses.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade