Dom José Carlos, Bispo da Diocese de Divinópolis, em ‘Visita ad Limina Apostolorum’ no Vaticano, ouve do Papa Francisco que a III Guerra Mundial começou em pedaços

Publicado por: Redação

O Bispo da Diocese de Divinópolis, Dom José Carlos, e outros religiosos das regionais Leste 2 e 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em visita ‘ad Limina’ no vaticano, nesta quinta-feira (20) estiveram com o Papa Francisco. Na ocasião, o Papa fez um alerta para a III Guerra Mundial que acontece aos pedaços, em várias partes do mundo e que isso exige dos discípulos de Cristo um esforço para trabalhar pela paz – Dom José diz que a partir do encontro com o Papa, ao retornar para o Brasil, traz muitas inquietações no coração, mas também muita esperanças e muitos projetos para conversar e discutir com as pessoas da sua diocese para levar a missão de Jesus Cristo adiante, com a proclamação da Palavra do Evangelho, que é de alegria, de esperança e de paz, sobretudo nas horas de polarizações e de tanta intolerância que se vive no mundo atual.

Dom José também afirmou, que “Toca realmente no meu coração, na minha vida, todo seu exemplo de verdadeiro pastor. Eu creio que para nós, bispos, seja uma grande lição para o nosso dia a dia, o grande esforço de vivermos o exemplo, o testemunho que o Papa Francisco deixa para todos nós. Digo não só a nós bispos, mas a todos os leigos, leigas e sacerdotes. O Papa muito nos ensina.”

Continua depois da publicidade

Presentes para o Papa

Entre os presentes que o Papa recebeu, os bispos mineiros ofereceram ao Pontífice uma férula, obra do jovem artista Júlio Quaresma. A aste principal foi feita de cedro, já a Cruz foi feita em bronze e metal dourado. “Um detalhe importante é que nesta Cruz resplandece a vitória de Cristo, um raionado atrás onde figuram pessoas de mãos dadas, formando uma rosácea atrás do Crucificado, um resplendor. Isso nos remete à Páscoa de Cristo por primeiro e a nossa união ao mistério pascal de Cristo”, explicou Dom Geovane Luís da Silva, auxiliar de Belo Horizonte. A rosácea é uma referência à encíclica Fratelli tutti e à sinodalidade, tema do Sínodo de 2023 e 2024.

 

A Visita ad limina, ou mais exatamente a Visita ad limina apostolorum (em português: “visita aos túmulos dos Apóstolos”) é uma obrigação dos bispos diocesanos e outros prelados da Igreja Católica, de a cada 5 anos se encontrarem com o Papa, visitando os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

Nesse encontro os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das suas dioceses ou prelaturas e ouvem a apreciação e os conselhos do Papa sobre elas. Para facilitar a visita, os bispos são organizados de acordo com as comissões nacionais e regionais. Presentemente as normas que regulam os relatórios e as visitas estão fixadas nos cânones 399 e 400 do Código de Direito Canónico de 1983 e no cânone 208 do Código de Direito Canónico das Igrejas de Rito Oriental de 1990.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade