Eleições 2022: confira resultados detalhados do 1º turno no sistema Divulga e nas estatísticas do TSE

Publicado por: Redação

O TSE divulgou nesta sexta-feira (07), os resultados do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022 que  podem ser acessados por diversas ferramentas da  própria Justiça Eleitoral. O site Divulga, o site e o aplicativo Resultados, o Portal de Dados Abertos e o Sistema de Estatísticas Eleitorais, todos desenvolvidos pelo Tribunal Superior Eleitoral com o objetivo de dar ainda mais transparência ao processo eleitoral.

Divulga e o site Resultados disponibilizam informações como candidatos eleitos, candidatos que concorrerão também no segundo turno, detalhes da totalização dos votos (votos válidos, em branco, nulos, anulados e apurados em separado), comparações de porcentagens e números. Nas páginas, é possível também visualizar e salvar os candidatos favoritos para acompanhar a apuração da votação. A diferença entre as ferramentas é que a primeira apresenta dados detalhados, enquanto a segunda traz informações resumidas.

Continua depois da publicidade

Em dispositivos móveis, a pesquisa pode ser feita pelo aplicativo Resultados, que está disponível para download nas lojas Play Store e Apple Store.

Tanto nos sites quanto no app, os dados da eleição ficam na opção “Resultados”, na área principal, onde são apresentadas as informações da eleição mais recente ou da selecionada. Para acompanhar a totalização dos pleitos, o usuário deve acessar o menu superior dos sites ou inferior do aplicativo. Caso queira acessar o resultado de outras eleições, basta acessar o filtro no topo da página e pesquisar a opção desejada.

No Divulga, há ainda outros parâmetros de consulta pelos quais se pode conferir, como a votação nominal por cargo, abrangência, município e zona eleitoral, além de consultar Boletins de Urna por seção.

Todas essas ferramentas estarão habilitadas para uso também no segundo turno.

Sistema de Estatísticas Eleitorais e Portal de Dados Abertos

Sistema de Estatísticas Eleitorais (SEE) reúne os dados das eleições no módulo “Resultados”, que permite a consulta por candidaturas eleitas, quocientes eleitoral/partidário, comparecimento e votação, votação por candidaturas e candidaturas com recurso.

Na aba “Votação”são apresentados estatísticas e gráficos sobre votos válidos, nominais, em branco, nulos e pendentes. É possível acessar os dados completos em “tabelas detalhadas”. O sistema também permite o cruzamento dos dados de votação por candidatos mais votados, cor/raça, estado civil, faixa etária, gênero e ocupação, entre outras opções.

Já o Portal de Dados Abertos do TSE disponibiliza grupos de dados com arquivos de resultados das Eleições 2022 e anteriores. Cada conjunto de planilhas traz detalhes como apuração por município, zona e seção; votação nominal/partido por município e zona; votação por seção eleitoral; e Boletins de Urna.

As informações podem ser extraídas do Portal por meio de softwares estatísticos e editores de planilhas, que possibilitam comparações entre anos e outras análises. O download dos arquivos acompanha um documento com a descrição das variáveis.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade