Votos escondidos vão para Lula, daí a discrepância entre ‘redes sociais/datapovo’ e pesquisas, diz diretor da Quaest (vídeo)

Publicado por: Redação

Muito tem se falado sobre as pesquisas eleitorais em contraponto ao que se vê nas ruas, as manifestações dos bolsonaristas sejam em comícios ou motociatas. Questionam os resultados do ‘Datafolha’ versus o  “Datapovo” em uma alusão ao povo nas ruas que contrapõe  as pesquisas com base cientificas publicadas pelo Jornal Folha de São Paulo e pela TV Globo, sempre no Jornal Nacional – No telejornal da CNN, apresentado por Willian Wack, o diretor da Quaest Pesquisa, o sociólogo Felipe Nunes, fez uma análise sobre a mudança das estratégias comunicacionais na eleição 2022. Além disso, Nunes ainda falou sobre uma pesquisa que a Quaest fez sobre o chamado “voto envergonhado”, ou seja, o voto que está escondido.  

“Todo mundo diz ‘o Bolsonaro bomba na internet, como é que as pesquisas o mostram atrás’, então, muita gente faz a hipótese de que haveria um voto envergonhado no Bolsonaro. O que a gente fez? Nós usamos uma técnica que foi desenvolvida por um professor de Ciência Política de Harvard, o Kosuke Imai em um trabalho sobre o Afeganistão para tentar idenficar aliados do Al-Qaeda, quando o Departamento de Estado americano precisava entrar no Afeganistão, o Kosuke foi convidado a pensar uma metodologia em survey (em pesquisa) que pudesse a ajudar os americanos a chegarem lá e entender esse quadro”, conta Felipe Nunes.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o diretor da Quaest revela como foi desenvolvido o método do pesquisador de Harvard. “Qual era o problema? É o mesmo do racismo. Se você perguntar, ‘você é racista?’, as pessoas vão dizer ‘não’, mas se você disser, ‘você conhece alguém racista’, as pessoas vão dizer ‘conheço’. É a mesma coisa do Taliban, ninguém dizia que conhecia, que era amigo, o que o Kosuke fez: ao invés de perguntar para as pessoas o que elas fazem, vamos perguntar quantas coisas de uma lista elas fazem. Você dá uma lista para um pessoal de controle, uma lista para um pessoal de tratamento, são dois grupos diferentes, só que a lista do grupo de tratamento tem um item a mais, que é aquele que te interessa, no caso do Afeganistão seria o apoio ao Bin Laden, no caso da eleição americana era o voto no Trump, no caso da eleição brasileira, o voto no Bolsonaro”.

“A gente fez esse experimento com a Genial/Quaest e o que a gente descobriu é que o voto envergonhado no Brasil não é no Bolsonaro, o voto envergonhado no Brasil é no Lula. Há um contingente significativo de eleitores brasileiros que não consegue, no debate público, defender a sua opinião, a sua intenção de votar no Lula porque não consegue responder a pergunta que o seu adversário político, o bolsonarista, faz, que é: ‘como é que você vai votar em um ladrão?’. O eleitor não sabe responder isso. Então ele se cala. Ele não muda de opinião, ele contina votando no Lula, mas ele não se expressa”, explica Felipe Nunes.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. paulo marcio paiva disse:

    Kkkkkk. É tanta esparrela para tentar desviar o foco de que os “resultados” são os que quem paga deseja, nessas “pesquisas”. Quer dizer que o voto é “escondido”, mas justo para os “pesquisadores” eles falam. Ah tá! ÇEI. kkkkkk A maior manifestação de apoio a um presidente na história vale mais que 10 “ibopecs” e datafalhas. A mídia livre, enquetes, etc. Tudo mostra outra realidade do que a dos “institutos” de “pesquisa”.

  2. Bruno Luís de Lima Santana disse:

    Isso é mentira, pura e simples.
    Eu sou bolsonarista, escondo minhas redes sociais, escondo isso de quase todos os meus colegas, e passo o dia inteiro a ver stories de extrema esquerda vociferando contra o governo, contra a sociedade, contra todos os valores tradicionais.
    Não existe respeito. Quando eu usava facebook e há quatro anos atrás expunha minha visão política, depois percebi um altíssimo percentual de pessoas que não me seguiam mais. Ok. Caso é quando em listas de whatsapp, por qualquer observação que eu fizesse, do tipo “por favor, não coloquem assuntos de política num grupo dedicado a música”, recebia uma chuva de ataques por ser de direita.
    Todos os institutos de pesquisa eram unânimes em dizer que Bolsonaro PERDERIA no segundo turno. Ele venceu com 10 pontos de distância e 12 milhões de votos a mais. O tamanho de Bolsonaro só pode ser mensurado em manifestações onde os bolsonaristas podem se manifestar sem MEDO, bem como nas redes sociais.
    HOJE MESMO eu comentei que Lula ganharia no primeiro turno em meu trabalho (coisa que não acredito, mas soltei) e sabe o que ouvi? Pensaram que eu era bolsonarista. E isso não foi um elogio.
    Já perdi amizade por descobrirem que voto em Bolsonaro.
    Hoje eu malhava na academia e via a Globo News em plena 09 da manhã descendo o sarrafo em Bolsonaro. Isso é de dia, de tarde, de noite. È assim na TV, é assim no UOL, G1, Folha de São Paulo, Exame, Metropolis, Correio Braziliense. É assim com 90% dos artistas, É assim com todos os cantores de MPB que incitam extremistas a fazer coro de “fora Bolsonaro” sem respeitar parte de seu próprio público que está ali PAGANDO e sendo desrespeitado. Eu não coloco bandeira em sacada, eu não tenho adesivo em meu carro, porque não quero descobrir que meus bens foram depredados. Eu não quero sofrer violência. Tudo o que foi dito nesse texto é a mais grossa mentira que já vi, porque petistas se vangloriam em toda parte de votar em Lula, e atacam Bolsonaro de genocida, de não gostar de preto, de mulher, de pobre, e muito mais coisas. Minha mãe faz pilates, e ela diz que o clima é exatamente esse. Há uma claque lá que adora chegar esculhambando Bolsonaro e os bolsonaristas, e ela fica calada, para não ser excluida. Se vocês petistas estão tão seguros de que Lula vai vencer, então não precisam descer a tal ponto de dizer que na verdade o medo é de vocês, porque vocês sabem que isso é mentira. Não há voto envergonhado em Bolsonaro. Há medo de declarar voto e de ser excluido, de ser agredido, de ser alvo, como EU já fui.

  3. ricardo disse:

    ah, a meia duzia das pesquisas é oposição para os milhares que vão as ruas por Bolsonaro, ou seja os Lulistas vão as passeatas pró-Bolsonaro más vão votar é no Lula.
    este “sociólogo” é possuidor de uma inteligência tão curta, ou está tentando uma manobra

  4. antonio disse:

    boa matéria, é isso mesmo, na eleição 2018 ANASTASIA 35% -PIMENTEL 22% ZEMA 10% pesquisa do IBOPE dia 02/10/2018, perguntar não ofende: tem alguém suficientemente simplório para acreditar em pesquisas? Ah, eu não VOTO EM NINGUÉM

  5. Leonardo Henrique disse:

    para começar o dono da quaest já foi filiado ao PT, outra coisa pessoas escondem se vão votar no jair para não serem taxados de racistas, fascistas etc etc., os que escondem voto ao lula é porque não querem ser chamados de bandidos, então nesse quesito tem ganhos de eleitores para os dois lados, outra coisa divinews “imparcial” cadê as duas pesquisas recentes uma inclusive do dia 13 agora que o jair está na frente com mais de 10 pontos? como jornal de noticias e sendo pesquisas registradas no TSE vocês não deverias divulgar?

  6. Anônimo disse:

    1º de abril? de novo?

  7. Eduardo disse:

    Telejornal da CNN? Ah, lembrei, é o mesmo onde uma jornalista afirmou que em nossa Bandeira está escrito “independência ou morte”.

Continua depois da publicidade