URS Divinópolis tem 3 casos confirmados da varíola dos macacos (Monkeypox), aponta SES; Em Minas são 347, com uma morte em Belo Horizonte


Nesta segunda-feira (12) o ‘Informe Diário da Situação Epidemiológica de Monkeypox’ da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) apontou que a Unidade Regional de Saúde Divinópolis, já registra três casos confirmados de Monkeypox, popularmente conhecido como a varíola dos macacos, enquanto o município em si, registrou seu primeiro caso e o Estado como um todo  são 347 e outros 1.008 em investigação. 780 foram descartados.

Um caso confirmado que estava em acompanhamento hospitalar para monitoramento de outras condições clínicas graves evoluiu para óbito em 28/07. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas.

Dois pacientes confirmados para Monkeypox encontram-se em internação hospitalar por necessidades clínicas.

Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

Demais informações quanto aos casos não serão divulgadas para preservar a privacidade e individualidade dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP).

A Secretaria destaca que os dados relativos a notificações de Monkeypox são extraídos do sistema Redcap, do Ministério da Saúde, e são dinâmicos e sujeitos a revisões.

A SES-MG reforça que até o momento não foi registrada no país nenhuma infecção em primatas não-humanos (macacos e outros símios). Maltratar ou agredir animais é crime previsto em lei.

Belo Horizonte é Superintendência Regional de Saúde  que tem o maior número de casos, são 261, a seguir aparece Uberlândia com 33 casos; Coronel Fabriciano, 2; Governador Valadare, 7; Itabira, 1; Juiz de Fora, 8; Leopoldina, 1; Montes Claro, 5; Passos, 1; Pouso Alegre, 4; Sete Lagoas, 4; Teófilo Otoni, 2 e Uberaba com 5 casos.

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4  +  4  =