Publipost: CSSJD apresenta Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, único do Estado a oferecer o atendimento hospitalar completo

Publicado por: Redação

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD tem se tornado cada vez mais uma referência para Minas Gerais no atendimento aos pacientes que apresentam deformidades craniofaciais. E foi pensando na ampliação deste importante projeto, que a instituição apresenta o REFACES – Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais. 

Com o objetivo de oferecer aos pacientes uma assistência integral, desde o nascimento até os 21 anos de idade, o novo centro de especialidades contará com Clínica Odontológica multiprofissional, Centro Radiológico Odontológico, além de outras áreas de suporte dentro da instituição, oferecendo uma assistência completa aos pacientes com deformidades congênitas, como os portadores de Fissuras Labiopalatais, Síndrome Apert, Síndrome Treacher Collins, dentre outras.

Continua depois da publicidade

O São João de Deus faz parte do seleto grupo de três hospitais que

prestam o atendimento a esses pacientes

De acordo o Cirurgião-Dentista, especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Coordenador do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar da instituição, Dr. Thiago Aguiar, os pacientes receberão assistência integral e em diversas especialidades, como: Cirurgia Plástica, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.  “A estrutura construída no CSSJD visa o atendimento para o completo restabelecimento estético e funcional desses pacientes nas diferentes áreas que demandam um tratamento de excelência, sendo realizado um atendimento integral, amplo e completo, totalmente pelo SUS e em alta complexidade ”, explica.

Aguiar acrescenta que o REFACES chega com o objetivo de ampliar a assistência a esses pacientes no Estado, visto que em Minas Gerais há um vazio assistencial para esta demanda, pois há apenas dois hospitais habilitados, sendo o São João de Deus o terceiro a oferecer esse tratamento, credenciando o CSSJD ao patamar de excelência estadual nesta área, uma vez que a instituição já é referência em Alta Complexidade para cinco macrorregiões (oeste, sul, sudeste, leste do sul e centro-sul), contemplando cerca de 7 milhões de habitantes. “O grande diferencial dentro desse atendimento hoje, é que no Estado de Minas Gerais, nós somos o único hospital a oferecer todo o tratamento dentro da unidade hospitalar, totalmente estruturado e realizado pela instituição detentora da habilitação, como prevê a portaria reguladora do Ministério da Saúde”, disse.

Para a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, projetos como este, realizado pelo Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar demonstram o compromisso da instituição em oferecer uma assistência de qualidade a toda população. “Nós já estamos com 70 crianças em tratamento, todos custeados pelo CSSJD. Temos orgulho em falar que estamos ajudando de uma forma bem solidária este início de trabalho, porque é tudo muito caro. É um trabalho muito amplo, imagina uma criança que nasce sem o céu da boca e não consegue amamentar, mas, ao iniciarmos o tratamento junto com essa mãe, ainda na gestação, essa criança consegue amamentar até que ela faça a primeira cirurgia, porque são várias, em torno de 13 no total. A população não tem dimensão de quantas pessoas precisam disso. O Dr. Thiago, por exemplo, fez a segunda cirurgia no país de reconstituição em um adulto, que perdeu parte da mandíbula, e agora voltou a mastigar. Os sonhos são muito grandes, eu acho que nosso foco é pegar os vazios assistências para podermos dar assistência à população. Esse, sempre foi nosso bem querer, isso está no nosso planejamento e queremos fazer a diferença”, explica Elis Regina.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade