Psicólogo de Divinópolis orienta população sobre saúde mental e Janeiro Branco (veja dicas)


Segundo psicólogo, campanha orienta para os cuidados com o corpo e mente, visando uma boa qualidade de vida em aspectos físicos, mentais e sociais.

O ano se abre com a campanha “Janeiro Branco”, uma iniciativa que desde 2014 tem por objetivo chamar atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define doenças mentais, como um conjunto de condições médicas que afetam o pensamento, o sentimento, o humor a capacidade de relacionar-se interpessoalmente, e a eficiência nas atividades cotidianas. Por isso, a campanha Janeiro Branco é tão importante para evidenciar as necessidades de cuidados cotidianos relacionadas à saúde mental. Em Divinópolis e toda a região Centro-Oeste de Minas, o Hospital São Bento Menni (HSBM) é referência no cuidado da saúde mental. A unidade foi fundada há mais de quatro décadas para prestar assistência a portadores de transtornos mentais em casos de urgências e também ambulatoriais. A instituição também funciona como hospital dia e é referência em internação. Neste mês, o HSBM reforça o cuidado com a saúde mental através de diversas campanhas e orientação à população. De acordo com o psicólogo do HSBM, Pedro Pardini, a campanha Janeiro branco é destinada a conscientização de toda a população e instituições sobre a importância de falar da saúde mental e das emoções das pessoas e instituições humanas. 

“É uma campanha de suma importância, pois o seu papel é o de estimular os indivíduos e grupos sociais a reescreverem suas metas e objetivos para um novo ano q se inicia, podendo assim rever desejos, objetivos e novos direcionamentos em sua qualidade de vida, o que repercutirá diretamente em sua saúde mental. A campanha vem em um bom momento, onde a maioria das pessoas anseiam por um mundo novo e uma vida nova, juntamente com mais um ano novo que se inicia”, destaca.

Pedro ressalta que várias enfermidades; tanto do corpo quanto da mente, podem gerar algum desconforto mental, seja em maior ou menor grau, porém as enfermidades mais comuns estão diretamente relacionadas aos transtornos mentais.

“Podemos citar como exemplo as depressões, transtornos de ansiedade, transtornos bipolares, fobias, compulsões, as psicoses etc. Hoje estão cadastradas inúmeras enfermidades ligadas a saúde mental e a melhor maneira de se cuidar é a busca pelos profissionais qualificados, tanto médicos psiquiatras (para que seja avaliada a necessidade e ajuste de medicação) quanto a psicologia, para uma melhor compreensão dos sintomas psiquiátricos, tendo assim uma melhor qualidade de vida”, enfatiza.

Pandemia

Durante os últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19, os cuidados com a saúde mental precisaram ser redobrados. Segundo o psicólogo do HSBM, Pedro Pardini, por sermos seres sociais, o distanciamento, assim como o medo e a insegurança, pode trazer grandes complicações.

“O ideal é se precaver quanto aos riscos da Covid-19, mas também utilizar dos meios que temos para nos mantermos o mais próximo de nossos vínculos sociais e das pessoas que nós amamos. Também é um momento oportuno para que possamos fazer um balanço geral da nossa vida e quem sabe buscar por novos caminhos e horizontes mais resplandecentes”, ressalta.

Cuidados

Para que tenhamos uma boa saúde mental, Pedro orienta que cuidemos do conjunto completo, ou seja, corpo e mente, visando uma boa qualidade de vida em aspectos físicos, mentais e sociais. O psicólogo traz algumas dicas importantes:

1. Cuide da alimentação, que trará mais energia e disposição ao longo do dia.

2. Faça atividade física: ela lhe proporcionará maior auto estima, além da sensação prazerosa que toda atividade física proporciona, com a liberação de neurotransmissores que geram bom humor.

3. Tenha um sono de qualidade: uma noite mal dormida poderá agravar ainda mais os transtornos mentais.

4. Tenha vida social, pois as relações com nossos familiares e amigos otimizam muito a nossa qualidade de vida, assim como preenche de forma positiva nossas atividades.

5. Tire um tempo para si próprio, e busque nesse momento fazer suas atividades prediletas, pois assim nós podemos nos distanciar um pouco da correria do dia a dia.

6. Conheça a si mesmo, pois essa busca, que pode se dar por vários processos (dentre eles a psicoterapia, psicanálise, ou de forma lúdica, como o teatro), é uma bela maneira de evitar tais transtornos mentais. Nos conhecendo sabemos melhor dos nossos limites.

7. Ajude ao próximo, pois fazer o bem também nos faz muito bem.

Hospital São Bento Menni

O Hospital São Bento Menni, situado em Divinópolis (MG), foi fundado em 1980 para prestar assistência a portadores de transtornos mentais da região Centro-Oeste mineira, tanto no atendimento de urgência, como no ambulatorial, hospital dia e internação. Há 40 anos na cidade, o hospital é coordenado pelas Irmãs Hospitaleiras. Situado no bairro Jardim das Mansões, o HSBM é um hospital horizontal e possui área verde de mais de 11.000 m² entre jardins e hortas, e de 4.610 m² de área construída projetada para uma assistência integral, privilegiando espaços abertos destinados a socialização e atividades terapêuticas, como: quadra desportiva, academia livre, horta, sala de mídias, oficina terapêutica, salão de beleza dentre outros.

Um comentário em “Psicólogo de Divinópolis orienta população sobre saúde mental e Janeiro Branco (veja dicas)

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

9  +  1  =