Covid-19: Minas inicia vacinação de crianças; Divinópolis deverá começar nos próximos dias

Publicado por: Redação

Ainda na sexta-feira (14), a primeira criança brasileira, Davi Seremramiwe, indígena, de 8 anos, foi vacinada contra a COVID-19 no Brasil com o imunizante da Pfizer. O único liberado para a faixa etária. No esquema de vacinação infantil, as prioridades iniciais serão as crianças indígenas, quilombolas e com comorbidades. Até o momento, já chegaram 2,4 milhões de doses, já tendo sido aplicadas em 15 estados do país. Até março, há ainda quase 20 milhões de doses para chegar. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Secretaria de Saúde de Divinópolis, as crianças da cidade devem começar a ser vacinadas ainda ao longo desta semana, assim que as doses chegarem ao município.

Mesmo sem o Zé Gotinha, as máscaras coloridas e de super-heróis tomaram conta dos postos para vacinação, que também contaram com distribuição de livros e doces para fazer desse momento mais divertido.

Continua depois da publicidade

Crianças paraibanas recebem doses de adultos e tem reações colaterais

Na Paraíba, cerca de 60 crianças receberam, equivocadamente, vacinas vencidas e de adultos. Segundo a secretaria de Saúde do estado, as crianças vacinadas apresentaram reações leves, como febre e dor no local da injeção.

O Ministério da Saúde e a Anvisa já começaram a acompanhar o erro, e o ministro Marcelo Queiroga ressaltou a importância de ter cautela na aplicação das doses.

Ontem (16), a média móvel de infecções por aqui chegou a 69.235, um aumento de 721% em duas semanas. As mortes, no entanto, não tiveram um crescimento da mesma força. A média móvel de óbitos subiu 59%.

Vacinação infantil em Minas 

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, acompanharam, na tarde desta sexta-feira, o início da imunização contra a covid-19 de crianças com idades entre 5 e 11 anos em Minas Gerais. Foram vacinadas dez crianças de Vespasiano, que possuem diferentes comorbidades e deficiência permanente.

A primeira criança que tomou a vacina foi Miguel Bittencourt, de dez anos. O menino, que possui autismo, demonstrava estar bastante animado. Sua mãe, Deusmara Andrade, disse que ela e o filho estavam contando os minutos para a imunização. “Estou me sentindo muito feliz. A vacinação é indispensável para reduzir a transmissão. Eu não tive dúvidas sobre trazer o meu filho”, declarou.

Com a segunda maior população infantil do Brasil, Minas recebeu, na manhã de sexta-feira (14), 110 mil doses da Pfizer/Comirnaty – Pediátrica. A distribuição para as Unidades Regionais de Saúde começou no início da tarde, permitindo que algumas cidades já começassem a vacinação A previsão é a de nesta segunda-feira (17), todas as regionais já tenham recebido os imunizantes.

O governador relembrou como a vacinação está refletindo nos índices de ocupação hospitalar e contribuindo para o enfrentamento da pandemia. “É uma satisfação muito grande estarmos indo para mais essa etapa da imunização, pois cada vez fica mais comprovado que a imunização é a solução para a pandemia. Faço um apelo aos pais para que não deixem de levar as crianças para vacinar”, afirmou.

 

Alívio e esperança

Fernanda Duarte, mãe da Gabriela, de nove anos e com síndrome de Down, também festejou a oportunidade de a filha ser imunizada e retomar o convívio social. “Eu vou ficar muito mais aliviada de saber que ela está protegida. Meu coração de mãe está transbordando de alegria”.

A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) é que o primeiro lote permita a vacinação de quase 6% das crianças de Minas Gerais. A chegada de uma nova remessa é esperada para segunda-feira. “Até março, Minas deve receber 1,8 milhão de doses para vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos”, informou o secretário Fábio Baccheretti.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade