Defesa Civil de Itapecerica diz que rio no município está 30 centímetros acima do nível normal; No momento, por chuva na cabeceira Divinópolis não corre risco (imagens)

Publicado por: Redação

O Divinews entrevistou nesta sexta-feira (07), o Coordenador da Defesa Civil da cidade de Itapecerica-MG, onde nasce o rio que leva o mesmo nome e banha também Divinópolis entre outras localidades. Segundo  Zezinho Carneiro, o nível do rio está apenas 30 centímetros acima do normal, no entanto a água tem tido bastante vazão mesmo com as chuvas constantes desde o fim de 2021. Ele relatou que nesta sexta-feira, a situação não é preocupante, entretanto tem tido contato constante e direto com o engenheiro Jonas Mileib, coordenador da Defesa Civil em Divinópolis para monitorá-lo sobre o volume d´água – O fato é que, até o momento, por chuva na na cabeceira do Rio Itapecerica, Divinópolis não corre risco de inundações – Ás 18h30min o Divinews obteve a informação que Itapecerica está sem chover há sete horas.

Há dois dias, houve um deslizamento no cemitério de São Miguel, similar ao que ocorreu no cemitério no Centro de Divinópolis. Inclusive com a mesma causa. Uma retirada inadequada de terra em uma construção irregular, ao lado, conforme depôs o agente. Houve retirada dos restos mortais. Dentre os quais havia um corpo ainda em estado de decomposição.

Continua depois da publicidade

“Aqui em Itapecerica, o rio está normal, mas foi realizado uma limpeza geral, limpeza de mato, galhos, entulhos, bambus etc…retirada também de bancos de areia para melhorar a vazão do Rio. Temos também os rios do Gama e Caiapira no distrito de Lamounier, onde a água está fora do leito em torno de 50% acima. Rio Santo Antônio na comunidade de Santo Antônio também 50% acima. Esses rios se juntam ao Rio Vermelho que corta a cidade formando o Rio Itapecerica.”, detalhou Zezinho.

Ainda conforme destacou o coordenador da Defesa Civil de Itapecerica, uma ameaça de deslizamento na encosta da ponte que passa sobre a linha férrea na BR-494 foi notificada ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e a questão já foi sanada.

     Rio do Gama – Lamounier (Distrito de Itapecerica)

    Rio Caipira – Lamounier (Distrito de Lamounier)

Rio Santo Antônio – Itapecerica

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade