Morre um dos mitos do futebol de salão do Brasil, que começou carreira no BEMGE na agência de Divinópolis

Publicado por: Redação

Zelito morreu na última quinta-feira (12) como mais uma vítima da covid-19 – De acordo com os especialistas do esporte que o conheceram, ele começou sua carreira no Estrela do Oeste em Divinópolis, e a partir dai se lançou para o Estado e o país, deixando um grande legado de vários títulos e conquistas não apenas no Brasil como internacionalmente também – O comentarista de esporte José Carlos Araújo, conta que já aposentado do esporte, nos últimos dias da vida se dedicava ao ramo moveleiro em sua cidade natal, Carlo do Cajuru, como empresário.

Zelito começou jogando futebol de campo, defendendo o Tupi, de Carmo de Cajuru, ao lado de nomes como Taquinho, Toninho e muitos outros, que fizeram fama em Cajuru. Mas foi trabalhando como caixa do Banco do Estado de Minas Gerais, o extinto Bemge, que ele teve suas raízes firmadas no futebol de salão, que mais tarde se transformaria no futsal de hoje.

Continua depois da publicidade

Com iniciativa do ex-gerente Geraldo Magela Pedra, o Bemge montou um time de futebol de salão para representar o estabelecimento na disputa da Copa Açoeste,  em Divinópolis, na década de 90, e contratou para comandar a equipe o que havia de melhor na cidade: o técnico Hélio Justo Dias.

Hélio montou um elenco forte, com o goleiro Ramon, Ronaldo Gontijo, Elverson, Zé Arnaldo, Rodrigo Cabeção e viu em Zelito um talento nato.

Realmente Hélio Justo estava coberto de razão, porque Zelito seria o maior nome do futsal mineiro e do mundo inteiro. Com o sucesso do Bemge, Celinho, da Mobiliadora Líder, cobriu todas as propostas e levou Zelito novamente para Carmo do Cajuru para disputar a Copa Manejo, em nome da sua empresa, três vezes campeã da competição sob o comando de Zelito, um fixo diferenciado, que tanto defendia quanto atacava. Driblava e também marcava gols. Líder absoluto em quadra, capitão da equipe e de uma disciplina exemplar.

Campeão pelo Estrela

Não tardou muito para o Padre Moacir Chagas Tavares, técnico do Estrela, o recomendar ao Zé Alonso para a disputa do Campeonato Mineiro e metropolitano. Negociação feita e sob o comando de Zelito, o Estrela do

Oeste se transformou no maior nome do futsal mineiro, suplantando até mesmo equipes famosas como o Minas Tênis Clube, Olímpico, Recreativo e tantos outros. Com Zelitro, o Estrela ganhou tudo. Foi campeão mineiro, do interior e metropolitano.

No exterior

Descoberto para o mundo Zelito, foi fazer fama no futebol da Europa. Começou jogando na Espanha no futebol cinco, introduzindo em seguida o futsal naquele país, onde hoje é o maior da Europa e campeão mundial, com vários times e também com a seleção espanhola.

Com a vida feita no futebol, Zelito voltou às suas origens, retornando a Carmo do Cajuru, onde iniciou em sua outra missão, a de empresário, até o dia 12 de agosto último, quando se despediu dos amigos e da bola, mas a bola nunca o abandonou, deixando para o mundo a sua lição, a sua marca, seu grande exemplo, seu legado e seu talento incomparável.

Foi-se o homem, o jogador de futebol, o empresário, o amigo, mas fica para todo o sempre a sua marca aqui pela terra das Minas Gerais. A ele, resta-nos agradecer pela alegria de o termos conhecido e visto jogar.

Zelito foi campeão mineiro de futebol de salão pelo Estrela do Oeste

 

Fone: Davi Raposo e José Carlos

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. anonimo disse:

    Trocaram a foto e agora está correta!!! Parabéns e obrigada!

  2. anonimo disse:

    ERRATA 2
    “Com iniciativa do ex-gerente Geraldo Magela Pedra, o Bemge montou um time de futebol de salão para representar o estabelecimento na disputa da Copa Açoeste, em Divinópolis, na década de 90, e contratou para comandar a equipe o que havia de melhor na cidade: o técnico Hélio Justo Dias”.
    1- Geraldo Magela Pedra era o Gerente Regional, sendo o gerente da agência o Sr. Peixoto!
    2- década de 80.

  3. anônimo disse:

    ERRATA
    Zelito começou sua carreira no futsal na Mobiliadora Líder e não no Estrela do Oeste Clube, indo depois para o BEMGE, sendo que isto ocorreu por volta de 1986 e não na década de 90.
    Mais tarde foi para o Estrela do Oeste Clube e Espanha.

  4. Francisco disse:

    Lembro dele fazendo show no poliesportivo, não perdia um jogo naquela época 🙏🙏🙏 Deus o tenha…..

  5. Anônimo disse:

    Quantos anos ele faleceu?

Continua depois da publicidade