‘Base Descentralizada’ do SAMU é inaugurada em Divinópolis

Publicado por: Redação

Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (02) as novas instalações da Base Descentralizada do SAMU em Divinópolis. Anteriormente a base funcionava no mesmo local da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde Oeste (CIS-URG Oeste) – Com a inauguração do novo espaço que está  situado na Avenida Getúlio Vargas, N° 440, no Centro da cidade, o operacional de atendimento aos chamados de ambulâncias  ganha melhores condições sanitárias, e diminui o fluxo de pessoas na sede do consórcio, segundo o secretário executivo, José Márcio Zanardi:  “A mudança foi feita para um lugar mais adequado, devido ao crescimento do Consórcio nos últimos anos. “O nosso intuito é trazer melhores condições de sanitárias e diminuir o fluxo de pessoas na sede do Consórcio. Hoje, juntando todas as bases, o número de funcionários da assistência à população chega a 420, e nós temos uma movimentação intensa de colaboradores, a nível de RH, treinamentos, processos seletivos, além do atendimento ao público, que chega a todo momento em busca de documentos ou o relatório de quando foi atendido pelo SAMU”, explica.

O secretário executivo reforçou ainda que o atendimento à população não sofrerá alterações com a mudança da Base. Segundo José Marcio, na nova Base Descentralizada ficará uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USBs). “Não haverá nenhum tipo de interrupção no atendimento à população, muito pelo contrário, pois o colaborador sendo instalado no local adequado, humanizado, vai poder prestar um serviço melhor, e é isso que nós buscamos sempre para o povo do centro-oeste mineiro”, destaca.

Continua depois da publicidade

Crescimento e melhorias

O prefeito de Bambuí e presidente do CIS-URG Oeste, Olívio Teixeira enfatiza que a inauguração da Base Descentralizada de Divinópolis é um marco para o SAMU Oeste, uma vez que o Serviço vem crescendo em toda região. “Nós estamos inaugurando a nossa segunda Base Descentralizada, só este ano, para melhor acomodação dos funcionários da assistência. A primeira foi em abril, em Santo Antônio do Amparo e nos próximos dias vamos inaugurar a terceira, em Cristais, ampliando o atendimento à população. Com certeza essa expansão é um ganho em qualidade, tanto para os nossos colaboradores quanto para a população em geral. O SAMU é uma das entidades mais respeitadas que existe no momento e sem sombra de dúvidas todos agradecem e aplaudem o Serviço”, enfatizou.

Quase um milhão de chamados em pouco mais de quatro anos de atendimento

No dia 7 de junho de 2017, até a presente data, o SAMU já atendeu mais de 967 mil ligações em toda região do Centro-Oeste de Minas. Divinópolis representa 30% destas chamadas. O prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo (PSC), salientou que o Serviço transformou a rede de urgência e emergência e parabeniza a sua gestão. “Só tenho a agradecer e dar os parabéns para a equipe do SAMU, especialmente ao secretário executivo, José Marcio, que até em seu discurso, disse que durante esse período de atuação do Serviço já foram de atendidas 900 mil ligações, então quer dizer, quantas vidas já foram salvas pelo SAMU. Quem dera se todos os órgãos da saúde fossem gerenciados pelo CIS-URG Oeste, eu tenho certeza que o atendimento seria muito melhor”, ressalta.

A vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida (PSC) emenda as palavras do prefeito e destaca os benefícios trazidos pelo Serviço para Divinópolis e toda região. “Nós só temos a agradecer essa parceria que o SAMU tem conosco diariamente. O nosso desejo é que o Serviço possa crescer cada vez mais, pois isso é mais qualidade na saúde pública do divinopolitano. É o SAMU atuando com agilidade, com excelência, de canto a canto da nossa cidade, como faz sempre”, enfatiza.

Austeridade, operacionalidade e conquista coletiva das lideranças políticas

Além do atendimento pré-hospitalar, o SAMU realiza também as transferências inter-hospitalares. O deputado federal Domingos Sávio (PSDB), conclui que este serviço trouxe economia para os 53 municípios do centro-oeste. O SAMU já realizou mais de 22.500 transferências inter-hospitalares em toda região oeste desde o início de seu funcionamento. “Com o SAMU, hoje as prefeituras não precisam pagar por ele como era feito antes. O valor repassado mensalmente pelas prefeituras, que somado ao dinheiro que vem do Governo do Estado e ao do Ministério da Saúde, é mantido não somente o atendimento pré-hospitalar, como também as transferências inter-hospitalares, que gerava um custo muito alto para os Municípios. Com o SAMU esse gasto reduziu significativamente”, concluiu.

Domingos frisou ainda que a continuidade e o credenciamento do SAMU pelo CIS-URG foi uma luta não apenas dele enquanto parlamentar, mas dos gestores municipais da região. “Todos sabem do meu compromisso com a pasta da saúde. É uma bandeira a qual defendo desde quando fui prefeito em Divinópolis. Porém essa conquista foi suada, com trâmites difíceis no Governou do Estado e no Congresso Nacional. Quero parabenizar a cada prefeito da Região Centro-Oeste de Minas Gerais, além dos vereadores das últimas gestões, os quais batalharam com tanto afinco para que essas melhorias fossem trazidas.”, finaliza.

Imagens da solenidade

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade