Divinópolis: Decreto determina que familiar tem direito em reconhecer corpo em caso de morte por covid-19


A Prefeitura de Divinópolis, como consequência do que ocorreu no necrotério do Hospital São João de Deus, em que corpos foram trocados nesta última terça-feira (22) publicou, nesta quarta-feira (23), no Diário Oficial dos Municípios, o Decreto nº 14.397 determinando que, em caso de morte por Covid-19, um familiar precisa reconhecer o corpo.  A publicação altera e regulamenta os sepultamentos em casos de pessoas diagnosticadas com a doença – De acordo com o decreto, “em caso de óbito de paciente cujo velório não seja autorizado, previamente ao fechamento e lacre da urna, será obrigatório colher atestado de reconhecimento pessoal por familiar da pessoa falecida”, destacou a publicação.

Caso um familiar não esteja presente, uma pessoa autorizada e identificada com documento e assinatura de duas testemunhas poderá liberar o corpo.  Conforme o decreto, é da responsabilidade da unidade hospitalar a paramentação adequada da pessoa que fará o reconhecimento. A nova determinação já começa a vigorar nesta quarta-feira (23/06).

No decreto anterior de 24 de maio, não constava essa informação e foram acrescidos mais dois parágrafos destacando a necessidade do reconhecimento.  Mesmo sem constar em decreto, na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto a prática de reconhecimento do falecido por um familiar já era realizada.

 

Um comentário em “Divinópolis: Decreto determina que familiar tem direito em reconhecer corpo em caso de morte por covid-19

  • 23 de junho de 2021 em 16:31
    Permalink

    E a Clarabela nao vai ser demitida nao?
    Facil ficar protegida na sala climatizada em.meio a papeis higienizados longe do virus e da pobreza das dificuldade de quem esta perdemdo o que eh mais precioso; pai mae irmaos tios amigos…
    Eh criminoso essa senhora permamecer no cargo eh ser conivente com o desmaselo.
    Os responsaveis segundo ela em.audio foram demitidos…. Mas e ela? Nao eh a responsavel maior?
    Dois pesos e duas medidas na balanca da Hipocrisia!!!

    Resposta

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

89  −  86  =  

PODCAST: escuta essa!!