Fachin (STF) anula condenação contra Lula que volta a ser elegível

Publicado por: Redação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou nesta segunda-feira (08) todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato – Com a decisão, o ex-presidente Lula recupera os direitos políticos e volta a ser elegível.

Ao decidir sobre pedido de habeas corpus da defesa de Lula em novembro do ano passado, Fachin declarou a incompetência da Justiça Federal do Paraná nos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e das doações ao Instituto Lula. Segundo o ministro, a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o “juiz natural” dos casos. A decisão de Fachin tem caráter processual. O ministro não analisou o mérito das condenações.

Continua depois da publicidade

“Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, diz o texto da nota.

Agora, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, à qual caberá dizer se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.

“Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz texto de nota à imprensa do gabinete do ministro.  A decisão atinge o recebimento de denúncias e ações penais.

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Walter de Souza disse:

    Somos mesmo um povo e um país de merdas, ao aceitar e deixar esse canalha do STF nos impor um dos maiores insultos e vergonhosa decisão.
    Definitivamente não somos um país sério!

  2. Anônimo disse:

    Tá feliz né divinews

  3. Anônimo disse:

    Que vergonha essa decisão

  4. Anônimo disse:

    É uma vergonha.
    Como diz a musica QUE PAIS É ESSE de 1987 , isso mesmo 35 anos atrás e não muda nada.
    Uma pergunta quem é a maior autoridade em um pais onde temos presidencialismo? O STF são 11 incompetentes, para só causar o caos, assim é melhor.
    Vergonha Mundial.

  5. Leandro disse:

    Viva a corrupção, STF vergonha nacional!

  6. Eduardo R disse:

    Entre Lula x Bolsonaro , eu fico quieto em casa bebendo. Pelo menos depois , vou ter como provar que as minhas mãos estão limpas .

  7. anonimo disse:

    Tem meu voto

  8. Anônimo disse:

    Lula 2022 chora bolsonions kkk.

  9. Laura disse:

    Eu particularmente não quero saber de partido eu gosto é do administrador Luiz Inácio Lula da Silva. Época de fartura.

  10. jose silva cardoso disse:

    País de merda esse nosso!
    Como é que o povo brasileiro sério deixa os canalhas do STF, inocentar o maior bandido canalha corrupto crápula, já parido por um ser humano, sendo inocentado de todo mal que fez a nação brasileira!

  11. Anônimo disse:

    Finalmente a justiça foi feita, cai a máscara da elite, principalmente dos bandidos de Curitiba esses deveriam ir pra cadeia, experneiem lula será candidato 2022 e se Deus quiser nos livrar desse demônio que está presidente.

  12. Anônimo disse:

    Triste notícia

  13. Lucio disse:

    Só no Brasil mesmo.

  14. marilene valerio disse:

    FORAAAAAAA bolsonaro

  15. Ana disse:

    Volta e mostra a esse povo o que é governar sem formar grupos radicais. Voooooolta

  16. Laura disse:

    É tudo que pedi a Deus .Vamos Brasil sai do atoleiro. Vem pai dos pobres, homem inteligente sabe governar pra todos. LULA.

Continua depois da publicidade