Professores da Rede Municipal fazem manifestação contra o retorno das aulas presenciais em Divinópolis

Publicado por: Redação

Em meio aos estudos que estão sendo realizados pela Prefeitura para o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de Ensino de Divinópolis, os professores já se posicionaram contra a medida. A primeira grande manifestação pública da categoria contra a medida acontece nesta quarta-feira (30). O protesto foi convocado pelo Movimento Unificado de Divinópolis (MUD), com base na posição contrária firmada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Municipal de Divinópolis (Sintemmd). O MUD programou uma manifestação, com concentração a partir de 14h na Rua Pitangui. De lá, os professores seguirão em carreata até o Centro Administrativo, na Rua Paraná, onde finalizarão o protesto. A carreata percorrerá as principais ruas da região central até chegar à Prefeitura.

O MUD convocou o protesto um dia após a visita a Divinópolis do ex-Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, epidemiologista Wanderson de Oliveira, que esteve na cidade a convite da Prefeitura na manhã desta segunda-feira (28) para avaliar os protocolos do município para o retorno gradual das aulas presenciais. Acompanhado pelo secretário de Saúde, Amarildo de Sousa, e por Érika Camargo e Janice Soares, gerente administrativo e diretora da Vigilância Sanitária, respectivamente, Wanderson de Oliveira fez uma visita técnica ao Cmei São Tarcísio, no bairro Serra Verde.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, o epidemiologista avaliou positivamente a adequação das escolas para a retomada das atividades presenciais na cidade, principalmente em relação a estrutura, critério fundamental para o cumprimento dos protocolos de segurança.

A Prefeitura informou que o retorno das aulas presenciais é opcional tanto para os pais ou responsáveis dos estudantes, quanto para as instituições de ensino. As unidades escolares interessadas em retomar as atividades presenciais deverão apresentar um plano de retorno, seguindo as exigências do protocolo estabelecido pela Prefeitura.

Embora a Prefeitura tenha colocado como facultativo o retorno das aulas presenciais, o Movimento Unificado de Divinópolis, que reúne mais de 15 entidades sindicais da cidade, organizou a manifestação dos professores para amanhã já que o MUD é contra a medida e todos os seus integrantes apoiam o posicionamento dos professores da rede municipal.

SINTRAM

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram), Luciana Santos, o sindicato apoia a posição dos professores divinopolitanos. “Apoiamos integralmente os professores de Divinópolis nesta carreata marcada para amanhã, como também no posicionamento contra a volta das aula presenciais. O Sintram e o Sintemmd têm sido parceiros de luta em defesa de todo o funcionalismo municipal de Divinópolis, com o apoio do MUD que tem sido fundamental. O Sintram já se posicionou contra o retorno das aulas presenciais em toda a nossa base. Nos colocamos ao lado do Sintemmd nessa luta, pois entendemos que o momento não é adequado e o retorno das aulas presenciais com certeza vai aumentar muito o risco de propagação da covid-19 na cidade”, disse Luciana Santos.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região
Continua depois da publicidade