Após mais de 100 anos de festa, Itaúna não terá o Reinado de Nossa Senhora do Rosário neste ano


Pela primeira vez em décadas, Itaúna não terá a festa em honra à Nossa Senhora do Rosário no dia 15 de agosto. De acordo com a Prefeitura de Itaúna, medidas de prevenção e combate à Covid-19 foram criadas para garantir a segurança dos festejos e das guardas do tradicional Reinado.

Neste ano, não haverá o grande desfile das guardas e procissões entre os dias 1º a 20 de agosto. Qualquer tipo de comércio de alimentos e bebidas no alto do Rosário ou em quartéis durante que provoque aglomerações de pessoas durante as celebrações.

Também está impedida qualquer recepção de guardas de fora do município, café, almoço, jantar em quartéis com presença de pessoas para celebrar a festa. O acesso dos fiéis dentro das paróquias, assim como a distribuição de coroas, estão vetados neste ano.

As Igrejas do alto do Rosário podem expor suas imagens na área externa para que os fiéis possam visitá-las e realizar o culto que desejar. Estão autorizadas carreatas, mas em ambos os casos os órgãos responsáveis devem ser informados com 36 horas de antecedência.

Foto: Luísa HenriquesAs guardas podem subir e descer bandeiras religiosas exclusivamente nos quartéis entre os dias 1º a 20 de agosto, e cada família poderá fazer sua cerimônia, desde que não haja visitantes ou qualquer aglomeração, todos devem, obrigatoriamente, estar usando máscaras e deve haver um distanciamento de dois metros entre as pessoas.

 

Reinado

Os relatos do início dos festejos do Reinado em Itaúna são de 1852, quando aconteceu o transporte da imagem de Nossa Senhora do Rosário da capela do Rosário para a Igreja Matriz de Sant’Ana, feita pela Guarda do Congo.

Desde então, no mês de agosto é realizada a festa, que se tornou uma tradição e patrimônio de Itaúna. No primeiro dia de agosto é feita a abertura da festa com o levantamento de bandeira e, na sequência, terços em homenagem à Nossa Senhora e várias celebrações eucarísticas.

EM CONSEQUÊNCIA DO PERÍODO ELEITORAL OS COMENTÁRIOS ESTÃO SUSPENSOS

PODCAST: escuta essa!!