Queimadas no sistema elétrico dobram em Minas Gerais, alerta Cemig

Publicado por: Redação

O número de clientes prejudicados por ocorrências no sistema elétrico na área de concessão da Cemig aumentou mais de 100% em maio deste ano, em comparação ao mês anterior, de acordo com a companhia elétrica.

Somente nos cinco primeiros meses deste ano, a Cemig registrou 45 ocorrências que afetaram o fornecimento de energia elétrica para 7.499 unidades consumidoras em Minas Gerais. E a companhia teme uma piora com a chega do período seco, em que as ocorrências devem aumentar.

Continua depois da publicidade

Por isso, a Cemig alerta sobre os riscos que essa prática causa ao sistema elétrico e também ao meio ambiente. Além de queimar postes e cabos condutores, as queimadas podem causar curtos-circuitos que irão interromper o fornecimento de energia, podendo prejudicar hospitais, postos de saúde, indústrias e as pessoas que, mais do que nunca devido ao isolamento social, estão dependendo do insumo.

O aquecimento dos cabos e equipamentos da rede elétrica podem levar ao desligamento de linhas de transmissão, linhas de distribuição e subestações, e até mesmo, causar graves acidentes com pessoas que estão próximas a estas áreas. Portanto, a Cemig alerta para todos esses transtornos causados para quem depende da energia elétrica que é interrompida pelas queimadas.

Uma das maiores preocupações da Cemig é a possibilidade de falta de energia especialmente em hospitais e centros de saúde que, em função do avançar da Covid-19 no Estado, cria uma necessidade ainda maior de manutenção do fornecimento de energia  com qualidade e sem interrupções, principalmente por possível ação indevida de queimadas próximo às suas instalações. As queimadas quando atingem o sistema elétrico da Cemig e danificam equipamentos tornam o restabelecimento mais demorado, o que pode trazer consequências graves para todos.

Lembrando que fazer queimadas é crime e as pessoas podem denunciar práticas ilegais, de maneira anônima, ligando gratuitamente para o telefone 181.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade