Rei do Gado: Operação da Polícia Civil recupera 83 animais furtados e prende cinco homens

Publicado por: Redação

A Polícia Civil, em operação “Rei do Gado”, desarticulou e prendeu os integrantes de uma associação criminosa responsável por furtos de bovinos na região, nessa quarta-feira (15). A ação resultou na prisão de cinco suspeitos e no cumprimento de 11 mandatos de busca e apreensão nos municípios de Bambuí, Divinópolis, Iguatama e São Sebastião do Oeste. As equipes recuperaram 83 animais e apreenderam seis veículos.

As investigações realizadas pelas delegacias em Arcos e Iguatama tiveram início após o registro de cinco ocorrências na região. No total, 88 cabeças de gado foram furtadas entre agosto e novembro do ano passado. Segundo apurado, para o cometimento dos delitos, os investigados se organizavam como executores, transportadores, financiadores e mentores da associação criminosa.

Continua depois da publicidade

De acordo com a investigação, os suspeitos tinham informações prévia da propriedade alvo do furto e suas rotinas, além dos animais que seriam roubados, e também conheciam bem as estradas rurais que iriam percorrer. Assim, durante a noite, aproveitando-se da fase da lua para facilitar a iluminação, recolhiam o gado e combinavam com um integrante de organizar o transporte e a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para o transporte do gado.

Após a ação, os homens comercializavam com frigoríficos ou produtores rurais para o abate e dividiam o valor auferido. Com isso, os suspeitos presos na operação serão indiciados pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, adulteração de veículos e falsificação de documento público.

O Chefe do 7º Departamento de Polícia Civil, Delegado Flávio Destro, destaca que a operação desenvolvida integra as ações desempenhadas pela força-tarefa de combate aos crimes de abigeato na região Centro-Oeste, criada no fim do ano passado. “Aqueles que tiveram seus gados furtados devem procurar a delegacia mais próxima para o registro da ocorrência”, reforça.

Foram empenhados na operação dez viaturas e 37 policiais civis lotados nas delegacias em Arcos, Iguatama, Bambuí, Itapecerica, Formiga, Carmo do Cajuru e Divinópolis.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade