Morre aos 90 anos bispo natural de Itapecerica

Publicado por: Redação

Morreu nesta quarta-feira aos 90 anos, dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo auxiliar emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Natural de Itapecerica, Centro-Oeste de Minas, onde era conhecido como dom Zicó, ele era sacerdote há mais de 60 anos e fundador da Orquestra Jovem do município.  Segundo a Arquidiocese da capital, dom Roque renunciou do ofício em 2004 ao completar 75 anos, limite de idade estabelecido no direito canônico. Conforme a regra, os bispos devem apresentar o pedido à Santa Sé ao chegar a essa idade. Ele voltou para Itapecerica e, desde então, passou a evangelizar no interior de Minas

“O arcebispo dom Walmor, em missão no Estado de Roraima, ao expressar a sua gratidão a Deus pela vida de dom Sebastião Roque, cita importante passagem do Livro de Isaías: ‘No silêncio e na esperança estará a sua força (Is 30,15)’. Eis passagem que bem traduz o caminho missionário de dom Roque que, com a sua vida, ensinou a importância da busca por Deus, no itinerário do silêncio e da oração, e, a partir deste encontro com o Sagrado, a viver com alegria, movido pela fonte infinita de esperança”, diz a nota do clero.

Continua depois da publicidade

O religioso era filho do compositor Cesário Mendes de Cerqueira e de Maria Raymunda Rabello Mendes. Nascido em 9 de outubro de 1929, dom Roque entrou no Seminário Menor de Belo Horizonte aos 13 anos, em 1942, onde estudou Teologia e Filosofia. Foi ordenado padre em 8 de dezembro de 1954, na Igreja Nossa Senhora das Dores, no Bairro Floresta, pelas mãos de dom Antônio dos Santos Cabral.

“Na mesma paróquia foi vigário cooperador em 1955 e 1956. De 1956 a 1960 foi diretor espiritual da Juventude Estudantil Feminina. Até 1969 exerceu também as funções de capelão do Corpo de Bombeiros, do Sanatório de Belo Horizonte e do Colégio Santa Maria Minas, além de pároco da Igreja Sagrada Família”, informa a Arquidiocese de BH.

O prefeito de Itapecerica, Wirley Reis (Teko) lamenta a morte do bispo: “Um Santo em vida ! Obrigado pela lembrança e deferência. Perdemos um grande Itapecericano, homem de fé e incentivador da nossa música. Neste momento de consternação, ressalto a alegria e a gratidão por ter convivido com o querido bispo, exemplo de cidadão e de religioso, e por, em tantas oportunidades, ter ouvido os ensinamentos deste grande homem de fé, amado e admirado por todos, uma verdadeira inspiração para a minha vida.” Além disso, foi declarado luto oficial de três dias no município.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade