7ª RPM comemora aniversário de 244 anos da Policia Militar de Minas homenageando personalidades dos municípios de sua atuação (veja fotos)

Publicado por: Redação

Além da comemoração dos 244 anos de criação da Policia Militar de Minas Gerais, foi celebrado também nesta última quarta-feira (12), no Teatro Gravatá, o aniversário de 42 anos da instalação da 7ª Região da Policia Militar, que inicialmente foi criada em Bom Despacho e depois transferida para Divinópolis, e que tem sob seu comando 50 cidades – Na cerimônia de aniversário da PMMG, a primeira Instituição Militar instalada no Brasil, antes mesmo da criação das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, 38 personalidades, entre Promotores, Juízes, Prefeitos, Delegado e personalidades da sociedade Civil Organizada,  incluindo membros da imprensa, da região de atuação da 7ª RPM, foram agraciados recebendo Comenda alusiva a data

O Coronel Webster Wadim Passos, ao abrir o seu pronunciamento, citou o filósofo, historiador e escritor, William James Durant: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”. A seguir falou da história da 7ª RPM e da própria Policia Militar de Minas Gerais, de sua missão, e também da queda dos índices de criminalidade. Finalizou agradecendo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além das outras Instituições de Segurança Pública, entre outros parceiros.

Continua depois da publicidade

O prefeito Galileu Machado presente ao evento, convidado pelo Coronel Webster Wandim Passos, depositou uma coroa de flores homenageando o Alferes Tiradentes, patrono da Policia Militar.

Homenagem especial recebeu o Coronel Pedro Magalhães de Faria (ex-Jornal Agora), que representou os militares que pertencem ao quadro de reservas da Policia Militar de Minas Gerais.

O atual secretário de Trânsito e Transporte de Divinópolis (SETTRANS), Coronel Marcelo Augusto, que comandou a 7a Região por dois anos, também teve uma deferência especial do atual comandante Webster Wandim, que lhe concedeu, em nome da PMMG, uma miniatura de uma viatura policial.

 

Veja os homenageados

DEPUTADO FEDERAL DOMINGOS SÁVIO

PREFEITO DE DIVINÓPOLIS, GALILEU TEIXEIRA MACHADO

EX-DEPUTADO FEDERAL, SR. JAIME MARTINS

DEPUTADO ESTADUAL, CLEITON GONTIJO DE AZEVEDO

PREFEITO DE CARMO DO CAJURU, EDSON DE SOUZA VILELA

PREFEITO DE ITAÚNA, NEIDER MOREIRA DE FARIA

PREFEITO DE ITATIAIUÇU, MATARAZO JOSÉ DA SILVA

PREFEITO DE CLÁUDIO, JOSÉ RODRIGUES BARROSO DE ARAÚJO

JUIZ DE DIREITO, DR. MARCELO PAULO SALGADO

SUPERINTENDENTE OPERACIONAL FUNDAÇÃO GUIMARÃES ROSA, CORONEL QOR WINSTON COELHO COSTA

COORD. REG. DO IPSM, CORONEL QOR EDUARDO CAMPOS DE PAULO

DELEGADO REGIONAL DA POLÍCIA CIVIL, DR. LEONARDO MOREIRA PIO

DEPUTADO ESTADUAL FÁBIO AVELAR

PROMOTOR, DR. FÁBIO BARBIERI CAETANO

PROMOTOR, DR. ÂNGELO ANSANELLI JUNIOR

COMANDANTE DO 10º BBM, MAJOR AMANDA CRISTINA MIRANDA

VEREADOR SGT ELTON GERALDO TAVARES

VEREADOR DR. DELANO SANTIAGO PACHECO

DIRETORA DA FACULDADE PITÁGORAS, DÉBORA MARINHO

MEMBRO DA ACADEMIA DIVINOOLITANA DE LETRAS, SR. AUGUSTO AMBRÓSIO FIDELIS

PRESIDENTE DA CDL, ALEXANDRA ELISA GALVÃO BARROS

GISELE SOUTO, DO GRUPO AGORA DE COMUNICAÇÃO;

DIRETOR DO DIVINEWS, GERALDO PASSOS;

PRESIDENTE DA ACID, LEONARDO SANTOS GABRIEL

PRESIDENTE DO CONS. DE ADM. DO SICCOB CREDIUNA, LUCIANO OLÍMPIO GUIMARÃES

DIRETOR PRESIDENTE DO SICOOB COOPEMG, CAP QOR LUIZ RODRIGUES ROSA

PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL, SR. IRAJÁ FERREIRA NOGUEIRA

VICE-PRESIDENTE DO SINDICATO RURAL, SR. JUAREZ GOMES BRANQUINHO

SÓCIO ADMINISTRADOR DA LUCS PROMOÇÕES, JÚLIO CESAR ARAÚJO BATISTA

PRESIDENTE DO ESTRELA DO OESTE CLUBE, JOSÉ ALONSO DIAS

PRESIDENTE DO DIVINÓPOLIS CLUBE, MAURO CÉLIO DE MELO JÚNIOR

PROPRIETÁRIO DA EMPRESA AIRSTEP, SR. HENRIQUE MARTINS FERREIRA

PRESIDENTE DO CONSELHO DA AABB, SR. HENRIQUE MELLO CHOLODOVSKIS

CONTADOR, SR. ÉRICO SOUKI

GERENTE DOS SUPERMERCADOS BH, SR. ROBSON FERREIRA PIRES

ACASP – JOSÉ LEVI DA SILVA LUCAS

ALEXANDRE MELO

CRISTIANO GONÇALVES DA SILVA

[foogallery id=”75207″]

O discurso do Coronel Webster Wadim Passos, na íntegra

A POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, CUJAS ORIGEM REMONTAM O ANO DE 1775, COMEMOROU NO DIA NOVE DE JUNHO, O SEU DUCENTÉSIMO QUADRAGÉSIMO QUARTO ANIVERSÁRIO DE EXISTÊNCIA, COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VOLTADOS À ATENDER A SOCIEDADE MINEIRA.

ESSE LARGO HORIZONTE TEMPORAL DA CORPORAÇÃO, REMETE-NOS À AFIRMAR QUE, TEMOS DESENVOLVIDO O POLICIAMENTO OSTENSIVO COMO HÁBITO DO DIA A DIA, O QUE RETRATA A EXCELÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO BISSECULAR.

É PREMISSA DA PMMG, A BUSCA DA EFICIÊNCIA PROFISSIONAL, COMO ESSÊNCIA DA NOSSA MISSÃO, EM PROMOVER SEGURANÇA PÚBLICA, COM RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL, CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTE SEGURO EM MINAS GERAIS.

COM SATISFAÇÃO, A INSTITUIÇÃO EXERCE SUAS ATIVIDADES, PRATICANDO VALORES COMO LEALDADE, A DISCIPLINA, A ÉTICA, A JUSTIÇA, A HIERARQUIA E A REPRESENTATIVIDADE. TRABALHA DIUTURNAMENTE PARA AUMENTAR A SENSAÇÃO DE SEGURANÇA DA SOCIEDADE, A QUEM TEM A HONRA DE SERVIR.

NESSE CONTEXTO, A SÉTIMA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR COMPLETA 42 ANOS DE CRIAÇÃO, COM BASE NO DISPOSTO NA RESOLUÇÃO NÚMERO 461, DE VINTE DE JUNHO DE  1977, QUE INSTITUIU O COMANDO DE POLICIAMENTO DE ÁREA DOIS – CPA 2.

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA REGIÃO REMONTA À SUA SEDE INICIAL NA CIDADE DE POUSO ALEGRE. SEU PRIMEIRO COMANDANTE FOI O CORONEL PM JOSÉ OMAR DE CAMPOS VALADARES MEIRELES.

EM 1980, A SEDE DO COMANDO FOI TRANSFERIDA PARA BOM DESPACHO. JÁ NO ANO DE 2008, HOUVE NOVA MUDANÇA, TRANSFERINDO PARA O MUNICÍPIO DE DIVINÓPOLIS, SEDE ATUAL DO COMANDO REGIONAL.

A SÉTIMA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR TEM UMA ÁREA DE ATUAÇÃO TERRITORIAL DE TRINTA E DOIS MIL QUILÔMETROS QUADRADOS. PRESTA SERVIÇO À UMA POPULAÇÃO COM CERCA DE UM MILHÃO E DUZENTOS MIL HABITANTES. POSSUI SOB SUA RESPONSABILIDADE UM TOTAL DE CINQUENTA MUNICÍPIOS E QUARENTA DISTRITOS.

É COM MUITO ORGULHO QUE EXPRESSAMOS AQUI O TRABALHO QUE VEM SENDO REALIZADO PELA REGIÃO, COM NÚMEROS EXPRESSIVOS, ALCANÇADOS NOS PRIMEIROS CINCO MESES DESTE ANO, OU SEJA; ENTRE OS MESES DE JANEIRO À MAIO.

REGISTRAMOS COMO RESULTADOS OBTIDOS EM 2019, UM TOTAL DE CINQUENTA E SETE MIL OPERAÇÕES POLICIAIS REALIZADAS.

NOVE MIL E TREZENTAS PRISÕES EFETUADAS. MAIS DE QUINHENTAS ARMAS ILEGAIS APREENDIDAS. CERCA DE HUM MIL E OITOCENTAS OCORRÊNCIAS DE APREENSÕES DE DROGAS.

ALCANÇAMOS ATÉ A PRESENTE DATA, UMA REDUÇÃO CRIMINAL DE VINTE E SEIS POR CENTO NOS CRIMES DE ROUBO, EM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR. ASSIM COMO, ESTAMOS COM VINTE E TRÊS POR CENTO DE REDUÇÃO NOS CRIMES VIOLENTOS, EM RELAÇÃO AO ANO DE DOIS MIL E DEZOITO, NO CENTRO OESTE DE MINAS GERAIS.

COM TODA A CERTEZA, A SÉTIMA REGIÃO POLÍCIA MILITAR CHEGOU NESTE PATAMAR DE EXCELENTES RESULTADOS, EM RAZÃO DE REGISTRAR EM SUAS FILEIRAS, VALOROSOS SOLDADOS, OFICIAIS E PRAÇAS QUE, SE DEDICAM DIUTURNAMENTE.

CUMPRIMENTO E AGRADEÇO A ESSES HOMENS E MULHERES QUE ENVERGAM SUAS FARDAS E, ORGULHOSAMENTE, CALÇAM SEUS COTURNOS, ENVOLVIDOS NESSA ÁRDUA MISSÃO DE SERVIR E PROTEGER.

AGRADEÇO IMENSAMENTE A TODOS OS POLICIAIS MILITARES E FUNCIONÁRIOS CIVIS DA SÉTIMA REGIÃO, PELO EMPENHO, DEDICAÇÃO E COMPROMISSO DIÁRIO, QUE TEM COMO LEMA: NOSSA PROFISSÃO, SUA VIDA!

ESTE COMANDANTE, CUMPRIMENTA, TAMBÉM, AOS NOSSOS VETERANOS, MILITARES DA RESERVA ALTIVA, PELO DIA DO PESSOAL DA RESERVA E REFORMADOS, COMEMORADO NO ÚLTIMO DIA 03 DO CORRENTE MÊS. AOS SENHORES A NOSSA SINCERA GRATIDÃO.

RESSALTO A DEFERÊNCIA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS, CORONEL PM GIOVANNE GOMES DA SILVA; AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR SUBCOMANDANTE GERAL, CORONEL PM MARCELO E AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR CHEFE DO GABINETE MILITAR DE MINAS GERAIS, CORONEL PM BORGES, PELO ZELOSO APOIO PRESTADO À NOSSA REGIÃO.

ÀS AUTORIDADES E INSTITUIÇÕES, AS QUAIS PRESTAMOS HOMENAGENS NESTA SOLENIDADE, AGRADECEMOS PELO SIGNIFICATIVO APOIO E DISTINÇÃO PARA COM A CORPORAÇÃO, EM ESPECIAL, À SÉTIMA REGIÃO DA POLÍCIA MILITAR.

DE IGUAL FORMA, AGRADEÇO A TODOS OS ÓRGÃOS DO EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO; ASSIM COMO, ÀS INSTITUIÇÕES DO SETOR DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE, DIRETA E INDIRETAMENTE, CONTRIBUEM CONOSCO, COMO PARCEIROS DA POLÍCIA MILITAR, NO CONTROLE E REDUÇÃO DA CRIMINALIDADE E NA PREVENÇÃO SOCIAL.

REAFIRMO O COMPROMISSO DESTE COMANDANTE REGIONAL, EM MANTER OSTENSIVO POLICIAMENTO, ATENDENDO BEM À TODA A POPULAÇÃO DE DIVINÓPOLIS E REGIÃO, PRODUZINDO EXCELENTES SERVIÇOS DE SEGURANÇA PÚBLICA.

[foogallery id=”74852″]

 

Conheça um pouco da história da Policia Militar de Minas Gerais (Fonte: Wikipédia)

Acredita-se que a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga, e uma das mais bem preparadas dentre todas as Polícias do Brasil, com 244 anos de existência. A corporação tem a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho de 1775, no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, o qual tinha como missão guardar as minas de ouro descobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana.

O patrono da Polícia de Minas Gerais é Alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e que serviu no Regimento Regular de Cavalaria de Minas. Todos os anos, no aniversário de sua fundação, a Polícia Militar de Minas Gerais concede a sua mais alta comenda, a Medalha Alferes Tiradentes, à autoridades civis e militares que se destacaram por suas atuações junto à sociedade.

A Corporação além de possuir 67 Batalhões Operacionais responsáveis pelo policiamento ostensivo geral, também possui unidades especializadas como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo (Btl RpAer) (presente nas cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros), o Batalhão de Polícia de Choque (CHOQUE) (antigo BPE), o Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes (RCAT) (Policiamento Montado), o Policiamento Rodoviário (PMRv), o Policiamento Ambiental (PM MAMB) e o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (ROTAM), que juntamente com as demais unidades da Corporação buscam assegurar a ordem pública, em diversos aspectos, aos brasileiros e estrangeiros que vivem neste Estado da Federação brasileira.

Para as atividades de coordenação e controle a corporação mantém o Centro Integrado de Comunicações Operacionais (CICOp), que é composto pelo COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar), CEPOLC (Centro de Operações da Polícia Civil) e COBOM (Centro de Operações dos Bombeiros Militar), em um trabalho pioneiro de integração e harmonização de esforços.

Em 2010 a Policia Militar sofreu grandes mudanças no que tange a estrutura da carreira policial militar e a forma de ingresso na corporação, hoje os Oficiais da Policia Militar de Minas Gerais têm competência legal para atuarem como Juízes Militares e Integram as Carreiras Jurídicas do Estado de Minas Gerais conforme constituição estadual no seu artigo 142

 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade