É nesta quinta-feira (30) o “DIA DO IMPOSTO LIVRE” em 44 cidades mineiras

Publicado por: Redação

Iniciativa promovida pela CDL Jovem protesta contra alta carga tributária e oferece descontos de até 70% em diversos produtos – A pesada carga tributária brasileira motiva, pela 13ª vez, o Dia Livre de Impostos (DLI), ação coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojista Jovem (CDL Jovem) e apoiada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), entidades do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

O objetivo é conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil. Neste ano, o DLI será realizado no dia 30 de maio e contará com a participação de estabelecimentos de 44 cidades mineiras.

Continua depois da publicidade

No DLI as empresas que aderem à campanha comercializam produtos e serviços com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. Supermercados, drogarias, shoppings centers, padarias, restaurantes e concessionárias de veículos participantes chegam a oferecer descontos de até 70%. Esses estabelecimentos pagam os tributos normalmente, mas, neste dia específico, vendem seus itens sem repassar as taxas no preço final para os clientes.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha em média 153 dias, ou cinco meses por ano, só para pagar impostos. Em artigos de higiene pessoal, por exemplo, a carga tributária é de 46%. Sobre o custo de um eletrônico, incidem cargas de 43%. Em itens de perfumaria as taxas chegam a 70%.

“A expectativa são as melhores possíveis. A gente conseguiu até agora no estado 44 cidades participantes. Belo Horizonte, sempre com uma força muito grande, como foi a pioneira e a cidade onde surgiu o DLI, conseguiu fechar com grandes redes, três shoppings e muitas outras lojas. Além disso, várias outras cidades pelo estado estão participando com destaque, como Viçosa, Varginha, Juiz de Fora, Divinópolis. Isso sem falar na participação de várias CDLs e CDLs Jovem, que estão investindo no programa em todo o estado. É o que a gente fala sempre, o DLI é uma força. Várias pessoas já estão em busca de quais lojas vão participar. Vai ser com certeza o melhor DLI da história”, exaltou o coordenador estadual da CDL Jovem, Fernando Cardoso.

O presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, endossou a expectativa, destacando ainda o Dia Livre de Impostos como uma grande oportunidade para todos. “O Dia Livre de Impostos é a forma dos lojistas protestarem contra as altas taxas que são cobradas pelo governo, que infelizmente acabam repassadas ao consumidor. Taxas tão altas, diminuem a competitividade das empresas. É também a forma de mostrar e conscientizar o consumidor, mostrando a ele que se nos unirmos em prol de uma reforma tributária, todos saem ganhando”, analisou Frank.

A Nível Nacional

Em todo Brasil, 10 mil estabelecimentos e 45 shoppings deverão participar da iniciativa, que ocorre nos seguintes estados:  Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, além do Distrito Federal. Entre os participantes, postos de gasolina venderão 100 mil litros de combustível com aproximadamente 40% de desconto, a alíquota de impostos que compõe o valor final do produto.

Apoio na Câmara

Aconteceu na manhã desta terça-feira (28), na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Sessão Solene pela ocasião do Dia Livre de Impostos (DLI). Os presidentes da CNDL, José César da Costa, do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, da CDL-BH, Marcelo de Souza e Silva, CDL Sinop, Marcos Alves, da FCDL-RJ, Marcelo Mérida, os coordenadores da CDL Jovem nacional, Lucas Pitta, da CDL Jovem DF, Raphael Paganini, participaram da cerimônia.

Os deputados federais Charles Evangelista, Fernando Monteiro, Efraim Filho, Marcelo Brum, Kim Kataguiri, Marcel Van Hattem, Paulo Ganine, Adriana Ventura, Alexis Fonteyne, Rodrigo Coelho, Darci de Matos os deputados estaduais de Minas Gerais, Bernardo Bartolomeu e Delegada Sheila, e o ex-deputado Luiz Carlos Hauly também estiveram presentes.

Site reúne informações para lojistas e consumidores

Na página do DLI na internet (www.dialivredeimpostos.com.br) os lojistas que têm interesse em aderir à campanha podem cadastrar seus estabelecimentos e baixar materiais de comunicação, entre eles peças gráficas e vídeos informativos. A página também organiza informações das empresas participantes nas diferentes regiões do país para consulta dos consumidores.

O site abriga, ainda, um abaixo-assinado para que qualquer pessoa possa manifestar a insatisfação com a tributação abusiva no país. A ferramenta ficará disponível durante o ano todo e os dados de quem se cadastrar serão protegidos, conforme exige a legislação.

Impostossauro

Desde a edição de 2015, o DLI conta com um símbolo nada amigável. O Impostossauro é o personagem utilizado na campanha para representar o impacto negativo dos impostos sobre o poder de consumo do consumidor e o crescimento econômico do país.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade