Vereador Edson Sousa (MDB) pede que Mesa Diretora apresente projeto de aumento de salário e número de vereadores da Câmara de Divinópolis

Publicado por: Redação

Na reunião ordinária da última quinta-feira (21), na justificativa do seu voto que foi contrário à diminuição do número de Comendas na Câmara, na votação do Projeto EM-002/2019, aprovado por 13 x 1, muito embora ele tivesse dito anteriormente que era favorável a tal diminuição. Porém, na hora do voto, votou contra. O vereador Edson Sousa, instou que a Mesa diretora se dignasse a apresentar o mais rápido possível o salário e o número dos vereadores.

Continua depois da publicidade

Gostaria de receber um ofício da Mesa Diretora assinado pelos quatro membros, por que esse Projeto compete a Mesa Diretora, falando que, mediante prospecto elaborado pelo Poder Legislativo, torna-se sem efeito – Eu não vou fazer papel de idiota. Se por exemplo tem uma questão de planejamento da pessoa estudando. Isso é uma ditadura, isso é uma ditadura. Então por exemplo: A Mesa Diretora…EU QUERIA ATÉ CONVOCAR AGORA, QUE NÓS ESTÁ NUM DEBATE, QUE A MESA DIRETORA TENHA A DECÊNCIA TAMBÉM DE APRESENTAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, O SALÁRIO DOS VEREADORES E O NÚMERO DE VEREADORES”.

Antes da votação do Projeto, 002/2019, que elimina grande parte da entrega de Comendas, para que o Legislativo faça economia, o vereador também se manifestou. Dizendo que discutiria a matéria em duas vertentes, segundo ele, “em uma questão simbólica, antropológica e matemática”. A seguir afirmou que: “O que é combinado não é caro”, referindo-se a um acordo que, também segundo ele, foi feito no passado com a Mesa Diretora, e que não é esse, de diminuir o número das Comendas. “Ora!! como é que o senhor fala que nós vamos reduzir nove, 25%, e o secretário Flavio Ramos…já solta o calendário 2019. Eu trabalhei com a expectativa, já comuniquei todos os homenageados. O acordo que nós fizemos não foi esse”.

A seguir afirmou que era favorável ao projeto, e ainda que “estão fazendo muita festa e banalizando”. Porém, foi o único voto contrário. Por diversas vezes afirmou ser favorável, desde que passasse a vigorar a partir de 2020.

Edson tentou pedir vistas do Projeto, porém, o presidente Rodrigo Kaboja, não concedeu e colocou e votação. Aprovando o projeto por 13 x 1, com um único voto contrário do edil.

Ao ser questionado pelo Divinews no último sábado (23), sobre a fala do vereador Edson, quando cobrou o salário e o aumento do número de vereadores, o Presidente Kaboja, por telefone explicou que, se não for apresentado um novo projeto dos salários dos vereadores. Na próxima legislatura, ou seja, em 2021, já que a eleição em 2020, ele retrocederá para R$ 10 mil e poucos reais.

Nesta segunda-feira (25), pessoalmente, ao Divinews, Kaboja afirmou que não discutirá esse assunto nesta legislatura, exceto se todos os vereadores, assinarem solicitando a pauta do reajuste dos salários e do aumento na quantidade de vereadores, para a Mesa Diretora. Por que segundo ele não entrará nesta, em que muitos querem, mas não falam abertamente.  “Não vou assumir isso sozinho”.

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

  1. Rogéria disse:

    Não é necessário treze vereadores, deveria diminuir para o número de vereadores pelo número que era antes acho que eram dez vereadores salvo engano e nada mais, não se faz necessário. Aumento de salário também não.

  2. Fernando disse:

    redução drástica do repasse para Câmara Municipal de vereadores

  3. Paulo Roberto Jr disse:

    Este senhor ai é um baita cara de pau, num momento de crise pedir aumento, se tivesse vergonha na cara pediria a diminuição.

    E outra tem é que diminuir a quantidade de vereadores e também o número de assessores que podem ter.

    Que o povo lembre da cara de pau desse sujeito.

    1. Redução do Duodécimo das Câmaras municipais para 0,8%.

Continua depois da publicidade