Ambulâncias do SAMU trafegam com medicamento capaz de reduzir mortes por infarto

Publicado por: Redação

As ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), começaram a circular em suas unidades,  a partir desta quinta-feira (30), com o Tenecteplase, que é um medicamento trombolítico capaz de contribuir com a diminuição do percentual de mortes por infartos na região de Saúde Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, composta por 54 municípios mineiros – Segundo índices mensurados pelo Datasus, os agravos cardiovasculares, incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são responsáveis pelo maior número de mortes no país e, por isso, visando cada vez mais o aperfeiçoamento nos atendimentos aos pacientes, o coordenador do SAMU, José Marcio Zanardi definiu junto à equipe, incluir às maletas das USAs, o Tenecteplase.

“Nós fizemos um investimento com as economias do Consórcio em equipamentos e medicamentos no valor aproximado de R$ 500 mil. Foram comprados monitores novos com marcapasso externo que oferecem a possibilidade de fazer o eletro dentro das ambulâncias, inclusive impresso, para que a equipe possa usar o trombolítico que está a partir de hoje, em todas as nossas sete USAs, à disposição do cidadão. Reforço que, caso haja necessidade de aplicação deste medicamento, nossos profissionais foram treinados adequadamente”, explicou.

Continua depois da publicidade

Segundo o diretor técnico do SAMU, Marco Aurélio Lobão, ter o Tenecteplase nas ambulâncias significa de fato, reduzir as mortes por infarto na região. Isso porque o medicamento é administrado em dose única, cuja ação no organismo é imediata, atuando sobre o trombo que obstrui a artéria do coração e provoca o Infarto Agudo do Miocárdio. “Isso garante mais chances de vida ao paciente, até a chegada a uma unidade hospitalar para tratamentos intensivos”, ressaltou Lobão.

Ainda segundo o diretor técnico, o IAM é caracterizado por sintomas específicos como fortes dores no peito, de início súbito e radiada para o braço esquerdo ou região da mandíbula. “Essas são as manifestações do infarto, portanto, é fundamental que haja aplicação do trombolítico”, finalizou Lobão.

Para José Marcio, a conquista significa sobretudo, garantir cada dia mais a eficácia do Serviço. “O objetivo do SAMU é reduzir as mortes por causas externas e mortes por causas evitáveis. Sendo assim, o infarto é uma das causas de mortes mais relevantes do nosso país e, nesse sentido, estamos trabalhando para melhorar nossos atendimentos, sempre mantidos com qualidade e dando a possibilidade de vida para aquele cidadão que por ventura, venha sofrer um agravo à saúde”, finalizou o coordenador do SAMU.

 

Fonte: Assessora de Comunicação 

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade