MPF de Divinópolis ajuíza ação contra Correios para garantir que moradores recebam correspondências

Publicado por: Redação

O Ministério Público Federal (MPF/MG) ajuizou ação civil pública, através do Promotor da República, Lauro Jardim, com pedido de liminar, contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) para que os moradores do bairro Brumado, na cidade de Pitangui, a 125 km da capital, possam receber normalmente suas correspondências – Segundo a ação, os Correios têm se negado a entregar correspondências no bairro, afirmando que o local não atende às exigências necessárias para receber o serviço. De acordo com os Correios, as ruas não possuem identificação e as casas não estão numeradas da forma adequada, que é a numeração sequencial crescente.

No entanto, a Associação de Moradores de Brumado afirma que as normas são, sim, atendidas, e que mesmo assim os Correios se negam a fazer as entregas, fazendo com que os moradores tenham que buscar suas correspondências na agência mais próxima, localizada a 6 km do bairro.

Continua depois da publicidade

O MPF também requisitou informações ao município de Pitangui, que confirmou o que foi informado pela associação. De acordo com a prefeitura, as ruas estão corretamente identificadas e as casas numeradas. De fato, os números não estão ordenados de forma crescente, o que, de acordo com a prefeitura, se deve ao fato de Pitangui ser uma cidade histórica. A prefeitura afirma que essa situação é comum em todo o município de Pitangui, e que não impede as entregas dos Correios em outros bairros da cidade.

Para o procurador da República Lauro Coelho Júnior, autor da ação, a negação dos Correios é injustificada e fere os direitos do consumidor. “Não podemos esquecer de que o serviço postal é monopolizado legalmente pela ECT e que o consumidor não tem a opção de que outra empresa a entregue em sua residência. Tal situação fática beira o absurdo, até mesmo porque sabemos que em Minas Gerais diversas ruas não cumprem todos os requisitos e, ainda assim, as entregas são realizadas normalmente. O que acontece aqui é que a ECT não está cumprindo adequadamente sua função de única prestadora de serviços postais”, ressalta.

Para solucionar o problema, o MPF pede que a justiça determine aos Correios que implementem a entrega domiciliar de correspondências, em um prazo razoável, para que todos os moradores do bairro Brumado, em Pitangui, passem a receber suas correspondências da forma correta, em casa.

 

 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade