Sete mitos e verdades sobre o novo FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil )


Janeiro chegou e junto com ele é hora da divulgação dos resultados do Enem. Com a nota em mãos, jovens de todo o Brasil poderão se cadastrar para uma vaga no ensino superior, mas, com as novas regras do Fies sancionadas em dezembro, muitos têm dúvidas. 

 

1. Só no Fies1 há opção de juro zero?

Mito. O FIES1 é Juro zero, mas é destinado unicamente para estudantes com renda familiar de três salários mínimos por pessoa e as vagas são limitadas a 100 mil estudantes.  A taxa zero depende apenas da faculdade escolhida pelo estudante.

 

2. Todos os estudantes podem contar com o Fies?

Mito. Estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram o Enem podem participar desde que tenham nota mínima de 450 pontos no exame e suas redações não tenham recebido nota zero. Além de ter renda máxima por pessoa de 5 salários mínimos. Para solicitar é necessário já estar matriculado em um curso de graduação presencial de instituição de ensino que tenha aderido ao Fies.

 

3. O novo Fies agora conta com a iniciativa privada?

Verdade. Além do governo, haverá financiamento de instituições privadas em 2018. Assim, é possível ampliar a oferta de crédito universitário. Dentre as instituições que oferecem o crédito privado está o PRAVALER, que há 12 anos atua na área e, por isso, sabe exatamente o que os estudantes que iniciam sua jornada no ensino superior precisam nessa nova etapa de vida. O PRAVALER já beneficiou mais de 120 mil alunos e é parceiro de 500 instituições de ensino em todo o Brasil, que juntas reúnem 55% das vagas disponíveis no ensino superior privado presencial do País. Como as vagas do FIES1 (público) são limitadas, o estudante precisa informar no SisFies que também tem interesse nas demais modalidades. Assim, se não conseguir o FIES público, poderá contar com outras opções de financiamento,

 

4. Estudantes de graduação na modalidade EAD podem solicitar o Fies

Mito. Apenas estudantes de graduação presencial podem solicitar o Fies. 

 

5. Fiquei de fora do Fies. Não tenho como obter financiamento para minha graduação

Mito. Quem não atender as condições previstas nas três modalidades do Fies, pode sim contar com financiamento para sua graduação. 

 

6. É muito difícil já saber se eu tenho perfil para o novo FIES?

Mito. Para saber se você tem perfil para o Fies, o PRAVALER oferece uma ferramenta em que é possível verificar seu perfil no programa. Basta acessar o link: http://www.creditouniversitario.com.br/novofies/

 

7. Só é possível estudar com crédito estudantil juro zero por meio do Fies

Mito. Das vagas oferecidas pelo Fies 1 (público) em 2018, 100 mil terá juro zero, destinadas a estudantes com renda per capita de até três salários mínimos. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Pravaler

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

50  −    =  45

PODCAST: escuta essa!!