Divinópolis recebe repasse do Estado de R$1,4 milhão para saúde; município assume compromisso de quitar dívidas do HSJD

Publicado por: Redação

Representantes da Prefeitura de Divinópolis, em reunião com o secretário-adjunto de Estado da Saúde, Nalton Sebastião Moreira da Cruz, acertaram transferência de recurso ao Hospital São João de Deus (HSJD) e debateram a situação da Macrorregião de Saúde de Divinópolis, ao fim de tarde de segunda-feira (11/09), na Cidade Administrativa em Belo Horizonte. . A intenção remodelar o sistema de saúde do município.

O repasse do Estado à Divinópolis foi mantido ao menos pelos próximos seis meses – serão R$ 1,4 milhão para o município, que assumiu o compromisso de quitar as parcelas da dívida existente com o HSJD, com previsão de término para o início do ano.

Continua depois da publicidade

Também o custeio da saúde regional esteve em pauta. Nova reunião no prazo máximo de 30 dias foi marcada para definir o modelo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “A intenção é torná-la, de fato, o que dela sempre se esperou: unidade de saúde de pronto atendimento. Os pacientes já não ficariam à espera de internação dentro da UPA, como se estivessem em ‘hospital’ propriamente dito”, afirmou o procurador do município, Wendel de Oliveira Santos.

O procurador disse que a readequação da UPA passaria pelo incremento de leitos no HSJD, após estudo específico a respeito do tamanho da demanda por enfrentar.

“Serviços de Atenção Básica à Saúde também necessitarão de maior eficácia, a fim de que sobrecarga desnecessária do sistema se possa evitar”, finalizou.

Além do procurador do município, estiveram presentes a secretária municipal da Fazenda Suzana Xavier, o secretário de Saúde, Rogério Barbieri, a diretora de Urgência e Emergência, Cristiane Silva Joaquim, e o diretor de Regulação, Amarildo Souza.

Também participaram representantes do Ministério Público e da comissão interventiva do Hospital São João de Deus.

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade