O processo, explicado por Cintia Greco, é extremamente simples e rápido. O eleitor ao chegar recebe uma senha e passa por uma triagem para saber se existe alguma pendência contra ele na justiça eleitoral e fazer a conferência dos documentos necessários.
![]() HISTÓRIA: o juiz aposentado Rafael Afonso de Andrade Leite foi o primeiro eleitor de Divinópolis cadastrado biometricamente |
Comprovante de residência, atualizado, emitido a partir de 15 de maio de 2012, como conta de água, luz, telefone ou outro, preferencialmente em nome do próprio eleitor; Carteira de identidade ou carteira de trabalho ou ainda carteiras de categorias profissionais; certificado de quitação do serviço militar; certidão de nascimento ou casamento; titulo de eleitor e CPF (opcional).
Se não houver nenhum problema, o eleitor estiver quite com a justiça eleitoral e os documentos estiverem completos, ele é encaminhado para outra sala de espera para aguardar o cadastramento biométrico em si, onde são colhidas as impressões digitais de todos os dedos e a captura de uma imagem digital do rosto do eleitor.
Ao término deste processo, o eleitor passa novamente para outro ambiente para aguardar a impressão do título eleitoral, que ele leva na hora.
Penalidades Graves
O alerta foi é dado por todos os servidores do Cartório Eleitoral e principalmente pelos juízes, de que não deixem para fazer o recadastramento eleitoral para o último dia e para a última hora, pois quem não conseguir realizar o cadastramento terá o título cancelado, o que restringirá a vida civil do cidadão em vários aspectos, como viagens internacionais e retirar uma série de outros documentos em que o título eleitoral é exigido, entre outras penalidades de restrições.
![]() O deputado estadual Fabiano Tolentino (PSD) e sua esposa, Sara, fazendo o cadastramento biométrico |
Agendamento por Internet
Nesses primeiros dias, segundo Cintia Greco ainda não está funcionando, mas em breve o eleitor poderá agendar seu o seu horário de atendimento através da internet, para isso oito conjuntos de equipamentos no andar superior ficarão disponíveis. No momento existem 28 guichês para atendimentos dos eleitores, 9 guichês serão usados para atendimentos prioritários, idosos e gestantes.
Serviço
O horário será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, direto sem intervalo para almoço – O local será exclusivamente no Cartório Eleitoral na Avenida 7 de Setembro, 818 no centro – Do dia 15 de maio até o dia 29 de novembro (sexta-feira), sem prorrogação do prazo.
|
{youtube}GUTDL9Xmt_Q{/youtube}
Mauro Riuji Yamane, juiz Eleitoral de Divinópolis pede a compreensão dos eleitores nesses primeiros dias que são de ajustes e conclama que o horario do almoço possa também ser aproveitado já que o Cartório ficará aberto direto, sem interrupção. |
![]() |







