Se não houver puxadas de tapetes de última hora, própria das ditaduras das executivas estaduais e municipais que se estabeleceram no processo político eleitoral no Brasil nas últimas eleições e em especial neste ano de 2012, travestida do bonito nome alemão de “Realpolitik”, que no popular significa a política pragmática, todos os partidos que anunciaram suas chapas registrarão as atas no Cartório Eleitoral, nesta quinta-feira (05), até as 19 horas.
O cenário está assim:
Candidato a Prefeito Candidato a Vice-prefeito
Beto Cury (PT) Roberto Bento (PT do B)
Galileu Machado (PMDB) Rinaldo Valério (PSDC)
Heloisa Cerri (PV) Edson Sousa (PSB)
Jorge Torquato (PSOL) Ana Maria Goulart Torquato (PSOL)
Vladimir Azevedo (PSDB) Rodrigo Resende (PDT)
Definição do Wikipédia
Realpolitik (do alemão real “realístico”, e Politik, “política”) refere-se à política ou diplomacia baseada principalmente em considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas. O termo é freqüentemente utilizado pejorativamente, indicando tipos de política que são coercitivas, imorais ou maquiavélicas. Pensadores como Maquiavel e Nietzsche defendem a Realpolitik como um tipo de realismo político segundo o qual as relações de poder tendem a solapar todas as pretensões de fundamentação moral, num tipo de ceticismo moral análogo ao do argumento de Trasímaco na República de Platão.
Henry Kissinger, conceitua Realpolitik como sendo “política exterior baseada em avaliações de poder e interesse nacional”





