A instalação da frente ocorreu na tarde desta terça-feira (22) na Câmara dos Deputados, com a presença do ministro da saúde, Alexandre Padilha, que prometeu reconstruir a aliança entre o setor de saúde e a sociedade e reconheceu a importância das Santas Casas, para viabilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, essas instituições são responsáveis pela oferta de 34% dos leitos hospitalares no país e atende por ano um total de 10 milhões de pacientes.
Em todo o Brasil, são 2.100 Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos, com um aporte de 175 mil leitos, 480 mil empregos diretos e 140 mil médicos autônomos que contabilizam 10 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano e 41% das internações do SUS. Entre os objetivos da Frente estão à discussão dos projetos de lei que envolve o setor, a defesa das Santas Casas, os recursos para a saúde, os contratos com os governos, entre outros.
Para o deputado Jaime Martins, “defender mais recursos e melhorar o atendimento é primordial, uma vez que um dos grandes, se não o maior problema do país ainda é a saúde. As Santas Casas são entidades filantrópicas, e o que esses hospitais recebem do SUS estão muito abaixo da tabela. Acredito que esta frente parlamentar será um movimento forte dentro da câmara que irá trabalhar de forma sistemática para que os gastos com a saúde sejam ampliados significativamente e a qualidade e quantidade dos serviços de saúde pública no Brasil aumentem, para que as pessoas sejam atendidas com muito mais dignidade e respeito nos hospitais e postos de saúde públicos em todo o nosso país”.
Ainda em entrevista, Jaime Martins falou do seu compromisso com as Santas Casas de Misericórdia das cidades do centro-oeste Mineiro. “Minha relação com as cidades do centro-oeste mineiro sempre foi de parceria, em especial, nas questões ligadas à saúde. Por exemplo, em relação ao Centro de Terapia Intensiva (CTI) na Santa Casa de Caridade de Formiga, nós já estamos comprometidos em alocar recursos para a Santa Casa, para o Hospital São Luiz, para que possa ajudar na construção do CTI. Neste ano de 2011, nós já destinamos uma parcela de recursos para esta finalidade. Nosso comprometimento com a Santa Casa é no valor de R$1,2 milhão. No entanto, nós dependemos do projeto que está sendo elaborado e. em breve, vamos fazer uma reunião com o provedor e com a diretoria da Santa Casa. Nesse sentido, estamos trabalhando também em outras cidades para a garantia de recursos e novos investimentos”, adiantou Jaiminho.
![]() |







