Entenda o que foi a Operação “TREM DAS SETE” deflagrada pela Policia Federal em Itaúna – Eugênio Pinto afirmou estar “feliz” com a ação da PF assim provar sua inocência

Publicado por: suporte

O delegado regional da Policia Federal em Divinópolis, Daniel Sousa, esclareceu que as investigações estão sob a responsabilidade do delegado Benicio de Castro.

Continua depois da publicidade

Daniel, antes de passar a entrevista para Benicio, disse que é normal a PF receber representações e denuncias de fraudes envolvendo prefeituras da região. A investigação sobre o caso de Itaúna começou em 2007 no âmbito da Câmara Municipal de Vereadores e depois por solicitação do Ministério Público Estadual e depois o MP Federal.

A operação foi deflagrada para combater um esquema de desvio de recursos públicos da prefeitura de Itaúna. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, inclusive no gabinete do prefeito e nas secretarias municipais de Administração, finanças e procuradoria entre outros setores

Foram executados também três mandados em um prédio comercial em Belo Horizonte, além de um mandado de busca e apreensão em uma empresa em Curitiba, no estado do Paraná.

Como a maioria das fraudes envolvendo prefeituras, esta também não foge a regra, esta ligada à licitações fraudulentas no projeto da transposição dos trilhos.

A ação desta terça-feira da Policia Federal, foi uma medida cautelar com o objetivo de preservar as provas da existência do possível crime na prefeitura daquela cidade envolvendo servidores municipais, servidores do DNIT beneficiando as sete empresas envolvidas na licitação fraudulenta.

As sete empresas todas interligadas, participavam de um esquema de licitação irregular para elaboração de um projeto de engenharia mudando o trajeto da linha férrea do município, retirando-a do centro da cidade.

Os indícios apontam que as empresas envolvidas, que a princípio se apresentaram como concorrentes nas licitações realizadas pela prefeitura de Itaúna, mantém relações comerciais, com características de cartel, sendo que várias delas estão, ou já estiveram sediadas no mesmo endereço em BH, local onde foram cumpridos mandados de busca.

Além da ilicitude da armação da concorrencia ter sido pratica como uma ação entre empresas amigas, existe ainda o desvio da verba “carimbada” para uma outra conta de uso geral da prefeitura. O que é proibido por Lei, é crime.

{youtube}EUv1G1tgnvM?fs=1{/youtube} 
{youtube}R5asNIDD1HU?fs=1{/youtube} 

Notícias relacionadas na grande mídia (leia a seguir)

 
26 out. 2010 De acordo com a PF, as empresas envolvidas funcionavam em esquema de Sete” combate esquema de desvio de recursos da Prefeitura de Itaúna
megaminas.globo.com/…/prefeito-de-itauna-diz-que-desconhece-envolvimento-de-funcionarios-em-fraudes
 
 
24 out. 2010 Em Itaúna, as investigações da PF indicaram que a fraude aconteceu no tanto a prefeitura de Itaúna e nas sedes das empresas envolvidas,
www.hojeemdia.com.br/…/pf-faz-operac-o-contra-desvio-de-recurso-publico-em-minas-1.192786
 
 
26 out. 2010 De acordo com a PF, as empresas envolvidas se apresentaram como concorrentes nas O rol de fraudes inclui indícios de notas frias, gastos sem comprovação, Na cidade de Itaúna, na região Central de Minas,
diariodoposte.ning.com/xn/detail/3241674:Comment:41630?xg…
 
 
26 out. 2010 A fraude teria como objetivo a elaboração de um projeto executivo de As empresas envolvidas que, em princípio se apresentaram como concorrentes de Itaúna mantêm relações comerciais com características de cartel,
jc.uol.com.br/…/pf-faz-operacao-contra-desvio-de-recurso-publico-em-mg-241550.php
 

Entre no grupo do Whatsapp do Divinews e fique por dentro de tudo o que acontece em Divinópolis e região

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

Continua depois da publicidade