Assessoria de imprensa do SINMED-MG envia e-mail justificando os motivos da greve

Publicado por: suporte


 

Continua depois da publicidade
Médicos de Divinópolis fazem paralisação por tempo indeterminado a partir de 4a feira, 17 de março

Categoria está lutando para melhorar a qualidade da Saúde no município, mas até agora os gestores ignoram as reivindicações

Na próxima quarta-feira, 17 de março, médicos da rede pública municipal de Divinópolis iniciam PARALISAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO, em protesto às péssimas condições de trabalho e à baixa remuneração da categoria. Durante este período, ficam assegurados os atendimentos aos casos de urgência e emergência no pronto socorro.

A paralisação, votada em assembléia em 22 de fevereiro, é fruto da ausência de respostas por parte da Secretaria de Saúde, às reivindicações da categoria, que desde abril de 2009 está tentando negociar com os gestores.

A última tentativa foi em 18 de janeiro de 2010, quando os médicos se reuniram com representantes da prefeitura para discutir a situação da saúde em Divinópolis. No encontro, foi emitido um documento, mais tarde protocolado, pedindo resposta e uma contrapartida da secretaria, mas até o momento não houve nenhum retorno.
  
Os médicos lutam em defesa da melhoria das condições de trabalho em Divinópolis, caracterizadas pela infra-estrutura inadequada, superlotação nas unidades de saúde e falta de médicos nas áreas básicas, principalmente em algumas especialidades.

Continua depois da publicidade

A baixa remuneração é outro fator que gera insatisfação na categoria. Nos concursos públicos dos últimos anos, a prefeitura sequer conseguiu o preenchimento mínimo das vagas oferecidas para médicos. Isso porque o salário oferecido, em torno de R$ 1,7 mil, é um dos piores do estado.

Segundo a diretora do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Maria Madalena dos Santos e Silva, a desvalorização do médico acaba desestimulando os demais profissionais. “Hoje, os cerca de 160 médicos que trabalham na rede pública em Divinópolis, estão sem condições mínimas para trabalhar e oferecer um atendimento digno para a população. Os gestores precisam entender o quão importante é dar atenção à Saúde no município”, destaca.
 
Nossa luta é essa: melhorar o sistema de Saúde e garantir a dignidade da medicina
 
            Entre as reivindicações dos médicos estão o reajuste de 50% no salário base, remuneração extra com 100% de acréscimo, garantia do pagamento da gratificação por desempenho no valor de 20% do vencimento. Os médicos também querem o compromisso dos gestores em melhorar as condições de trabalho nas unidades de saúde, como no Pronto Socorro, onde requer um mínimo de planejamento nas reformas que já se estendem por 15 meses, e estão tumultuando o ambiente de trabalho, com reflexos negativos para os pacientes em tratamento.   

            Para mostrar a precariedade da Saúde, o Sinmed-MG preparou um extenso documento com fotos impressionantes da situação de abandono em que se encontra a Unidade. No material, encaminhado à Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e Câmara dos Vereadores, os médicos revelam que “o discurso da Secretaria de Saúde que mostra um planejamento eficiente e valorização de seu profissional está muito longe da realidade”.
 
 

ENTREVISTAS PARA A IMPRENSA:

 

Dr. Eduardo Chula – (37) 8832-2215

 

Dr. Alberto Gigante – (37)8408-8873

 

Dr. Jorge Tarabal – (37) 9923-2610

 

Dra. Juliano Marcelo – (37) 8821-6734

 

Dra. Heloisa Cerri – (37) 2102-8278

 
 

Outras informações:

           
Rosângela Costa
Assessoria de Imprensa Sinmed-MG
(31) 3241-2811- ramal 5
[email protected]
www.sinmedmg.org.br
 

Rua Padre Rolim, 120 – São Lucas
Cep 30130-090 – BH/MG

 
 


Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados