Surto epidêmico de dengue em bairros de Divinópolis-MG, Danilo Passos I e II, Manoel Valinhas, Vila Romana e Icarai, faz prefeito e secretária pedir colaboração da população

Publicado por: suporte

Além do prefeito e da secretária de saúde, estiveram presentes na coletiva à imprensa, a chefe o chefe de cadastro, Willian Araujo, Adriana Gomes, chefe de vigilância sanitária e o supervisor de combate a Dengue Anderson Teixeira.

Cherrié começou dizendo que a dengue é de fácil controle, mas sua expansão é muita agressiva. A seguir fez comparação com a situação do ano anterior, o município em janeiro deste ano está com 50% de todos os casos de 2009.

Continua depois da publicidade

Uma das ações preventivas é fazer uma pesquisa rápida, e dos 5% pesquisado em 3,1% dos imóveis foram encontrados larvas do mosquito Aedes Egypt, quando o percentual aceitável é 1%. E, dos focos encontrados 91% estavam em residências.

Cherrié finalizou afirmando que o enfoque maior da reunião é pedir a colaboração da população, “que ela faça sua parte, isto seria a grande salvação”

Já o prefeito, Vladimir Azevedo, começou sua fala dizendo que: “Não temos intensão nenhuma de esconder ou mascarar a situação” e também deu dados de outros dois surtos em 1998 com 646 casos e 2003 com 1800. Falou ainda da gravidade da situação da cidade de Arcos, que apresenta cerca de 10% da população com sintomas da dengue.

O prefeito, exortando a população à ação chegou a fazer referência a um versículo bíblico, como sendo o máximo do evangelho: “estar orando, mas também vigiando”. E, que “o problema está dentro de nossas casas – Não vamos conseguir controlar o problema se a população não colaborar”

Vladimir continuou, falando que existem atualmente 123 agentes de saúde, serão contratados mais 14 novos profissionais para reforçar o efetivo já existente e que entre outras ações, em março será retomado o programa Novo Bairro sendo iniciado pela mais infectada, região nordeste, com um mutirão de limpeza. As escolas da municipal também serão conscientizadas

Continua depois da publicidade

e-mail recebido

Em que pese a gravidade e a seriedade da situação, não poderiamos deixar de levar em consideração o lado lúdico deste leitor do Divinews

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados