A enquete do Divinews foi encerrada na noite de ontem quinta-feira (30/06) às 23h59min, foram 8.100 votos (oito mil e cem), com o seguinte resultado:
Deputado Estadual
|
José Francisco Martins (PDT)
|
27,2
|
|
Demetrius Arantes (PSC)
|
14,7
|
|
Marcos Vinicius (PT)
|
8,3
|
|
Rinaldo Valério (PSB)
|
3,6
|
|
Galileu Machado (PMDB)
|
2,8
|
|
Domingos Sávio (PSDB)
|
1,9
|
|
Outros ou nenhum
|
4,4
|
Deputado Federal
|
Jaime Martins (PR)
|
17,6
|
|
Domingos Sávio (PSDB)
|
10,5
|
|
Dr. Francisco Gonçalves (PPS)
|
2,3
|
|
Galileu Machado (PMDB)
|
1,2
|
|
Outros ou nenhum
|
5,4
|
Os critérios para a escolha dos nomes dos possíveis pré-candidatos e cargos, foram baseados nas declarações de definições e indefinições dos próprios.
José Francisco Martins (PDT) – Definiu claramente que é pré-candidato a deputado estadual, não deixou nenhuma dúvida, sairá para estadual e ponto. Como presidente da legenda em Divinópolis precisará resolver questões interna envolvendo o vereador Edson Sousa (PDT) e a suposta ida do Dr. Francisco Gonçalves (PPS) para o PDT.
Demetrius Arantes Pereira (PSC) – oficialmente, como sempre, não se definiu para uma coisa nem outra, mas, segundo seus seguidores, se ele vier a ser candidato será a estadual. Parece estar aguardando o seu fantasma (operação passárgada) sair da sua vida de uma vez por todas.
Marcos Vinicius (PT) – A principio, declarou-se candidato a deputado estadual, e foi um dos motivos que o levou a filiar-se ao PT. Trabalhando como assessor do deputado federal Reginaldo Lopes (PT) poderá vir a fazer uma dobradinha, isto se não tiver seus direitos políticos cassado.
Rinaldo Valério (PSB) – Deputado estadual em exercício. Internamento no partido não tem nenhum problema, mas com uma atuação parlamentar que deixa a desejar, haja visto a votação de apenas 3,6%
Galileu Machado (PMDB) – Algumas pessoas do meio político afirmam que ele ainda está indefinido, se será candidato a estadual ou federal, dizem, com certo veneno que ele fará a opção que Domingos Sávio fizer, poderá ser estadual ou federal, a definir. Contudo, seu mais próximo seguidor, Fausto Barros, em encontro casual com editor do Divinews, afirmou que ele é pré-candidato a estadual e ponto. Mas, por vias das dúvidas, resolvemos colocá-lo pré nas duas opções. Mesmo assim, levando-se em consideração que foi prefeito de Divinópolis por três vezes, sua votação para os dois cargos é muito inexpressiva. Este resultado deve ser pela pouca intimidade do seu eleitorado com a internet, ao contrario dos eleitores jovens de José Francisco Martins.
Domingos Sávio (PSDB) – Praticamente definiu que sua intenção é a câmara federal, mas, como toda política mineira está condicionada aos caminhos de Aécio, e este também está nublado. Resolvemos então, testá-lo também como estadual e por sua votação (1,9) percebe-se que não há volta, ele terá que cavar seu espaço na convenção estadual do partido e sair para federal.
Jaime Martins (PR) – Lidera absoluto, pelo menos até agora, na enquete do Divinews, com 67,61% de diferença sobre Domingos Sávio. Esta diferença pode ser em conseqüência da definição de Jaime Martins, que não tem passado dúvidas ao seu eleitorado, é candidato a federal e também ponto final. O que vier diferente disto, senado ou vice-governador, é “lucro”, mas ele diz que não trabalha com esta realidade.
Dr. Francisco Gonçalves (PPS) – Ex-deputado federal e atual suplente do deputado Alexandre Silveira (PPS), com grande possibilidade de assumir se Alexandre vier a ser eleito prefeito de Ipatinga, apresentou um índice muito baixo para a representatividade do seu nome no cenário político divinopolitano.
Declarações dos dois pré-candidatos mais votados






