O Divinews não tem censor nem mediadores, os comentários são livres. Ainda que, alguns comentários sejam feitos de forma leviana com denuncismos e ataques sem provas, comprovações e direito de defesa, mas em nome da democracia e liberdade de expressão, optamos por deixar a seção de comentários aberta, sem nenhum controle de identificação, embora tenhamos ferramentas para tal.
A interatividade dos internautas com sites é um dos pontos alto neste novo tipo de mídia. A proposta maior da internet é a liberdade. O exemplo mais recente está sendo a tentativa do Irã e da China de criarem mecanismos de restrição de acessos dos usuários daqueles países. Não vão conseguir.
O Divinews, em agosto completará apenas dois anos de existência, mas no agilíssimo e nervoso mundo tecnológico, já somos maiores de idade e com posicionamento jornalístico definido diante dos fatos, a verdade, depois de apurada e comprovada.
Contudo, não abrimos mão da opinião do Divinews. Sempre que se fizer necessário, for possível e quisermos, vamos exercer esta prerrogativa, seguindo o principio básico da democracia, a vontade própria.
Alguns questionamentos foram feitos sobre determinadas matérias que publicamos, encaramos tais questionamentos com naturalidade, é normal o direito de concordar ou discordar. Perguntaram se a referida matéria teria sido paga. A propósito, esta terminologia no verdadeiro jornalismo não existe. É matéria ou publieditorial, devidamente assinalado como tal. Até então, ainda não publicamos nenhum publi, mas quando o fizermos isto ficará claro para o leitor.
Finalizando queremos esclarecer aos internautas e nossos leitores, que a nossa relação com os poderes públicos municipais, bem como com alguns parlamentares, é de relação comercial, de negócio. Eles pagam ao Divinews para veicular suas propagandas institucionais, através de banners de campanhas especificas e/ou publicações de releases. Não recebemos dinheiros escusos, por baixo dos panos para falar bem ou mal ou até não falar, ou ainda camuflados através de superfaturamento do valor real do anúncio.
Os nossos índices de acessos são tecnicamente comprovados através do Google analytics, que funciona de forma similar ao IVC – Instituto Verificador de Circulação, órgão que audita o controle da tiragem e circulação de jornais e revistas em todo país.
O Divinews, além da comprovação do Google Analytics, para dar mais credibilidade dos seus números de acessos, já está com o processo em andamento de associação ao IVC para auditoria de edições digitais (e-papers)
O objetivo do Google Analytics, é fornecer os números reais de acessos dos sites, bem como o do IVC é comprovar oficialmente os números que os jornais e revistas dizem que imprimem e que circulam. Desta forma, os credibilizam perante as agências de publicidade e grandes clientes anunciantes, para que os departamentos de mídia possam calcular corretamente a relação custos x benefícios, na conhecida análise CPM (custo por mil).
Para comprovar o número real da circulação de um determinado veículo de comunicação de massa, acesse o site www.ivc.org.br, tal comprovação só será possível se este veículo for associado ao no Instituto Verificador de Circulação, já para os endereços eletrônicos www.google.com.br/analytics ou /stats. Normalmente por questões de segurança tais endereços ficam bloqueados, mas é possível solicitar os relatórios dos próprios sites.

