Foi publicada, nesta terça-feira (16), no Diário Oficial da União, a instituição da Polícia Federal em Divinópolis. A autorização foi assinada pelo ministro da defesa, Nelson Jobim, na segunda-feira. De acordo com o delegado Daniel Souza Silva, chefe do setor de administração e logística da Polícia Federal, esse é o ato formal de criação da delegacia no município.
O próximo passo será uma reunião com o prefeito Vladimir Azevedo para se discutir questões práticas como a adequação do imóvel que foi doado pela prefeitura, no bairro Santa Clara, e a remoção de pessoal.
Vladimir disse que fica feliz com a vinda da Polícia Federal, pois desde a transição vem trabalhando para que isso aconteça e, por isso, apesar de o município não ter obrigação constitucional na questão da defesa, fez a doação do imóvel que servirá à delegacia.
“Dessa forma, fecha-se o cerco contra a criminalidade em Divinópolis, que ainda será sede da RISP (Região Integrada de Segurança Pública). A delegacia trabalhará no combate à pirataria, tráfico de drogas, emitirá passaporte, sendo referência para oitenta cidades”, comemora.
Silva, que é chefe do setor responsável pela ampliação da PF, disse que agora se trata de pequenos ajustes para que a delegacia se instale, realmente, em Divinópolis, “já temos inclusive a maioria dos equipamentos”, garantiu.
Mas antes de se fazer a remoção do pessoal; quatro delegados federais com suas equipes de apoio dentre agentes, escrivões etc; será necessária a reforma do local para adaptação ao funcionamento da delegacia.






