Greve de fome de Morales tem final feliz. Congresso boliviano aprova lei.

Publicado por: suporte

A lei, que regulará as eleições gerais de dezembro, foi sancionada por volta das 4 horas (horário local), após um debate final de nove horas, disse a Câmara dos Deputados em um boletim divulgado à imprensa.
Morales anunciou depois da aprovação, que havia encerrado a greve de fome e que promulgaria a lei ainda na terça-feira.
A lei aprovada baseou-se em um projeto negociado, no qual a oposição conservadora deixou de lado a maior parte de suas objeções em troca da elaboração de um novo registro de eleitores. O pleito marcará a tentativa de reeleição de Evo Morales e a formação de uma Assembléia Plurinacional no lugar do Congresso.
“Esta norma contempla todas as modificações realizadas na mesa de negociação”, que trabalhou desde domingo passado, depois de um bloqueio opositor de três dias – via falta de quórum – à sessão plenária bicameral, assinalou o informe.

A nota acrescentou que a lei inclui, entre outras coisas, disposições sobre o novo padrão eleitoral, assentos reservados aos povos indígenas minoritários no parlamento, votos pela primeira vez de bolivianos no exterior e referendos de autonomias regionais.

Continua depois da publicidade

Morales, e cerca de 15 líderes sindicais que o acompanharam em seu jejum de cinco dias no palácio de governo, colocaram fim ao protesto cerca de meia hora depois da aprovação da lei.

“Com satisfação pela vitória, o presidente Morales terminou seu jejum e promulgará a lei tão logo a receba, na manha desta mesma terça- feira”, disse Canelas.

Certeza absoluta!

As famosas “greves de fome”, desde muito, vêem dando certo para alguns, mas para outros, passam longe do certo e beiram a loucura.

As greves de fome já se tornaram atos de revolta e de forma de protestos, na maioria das vezes, protestos políticos; tentam chamar a atenção das autoridades e da sociedade para a gravidade de um determinado problema.

Temos, no Brasil, exemplos de greves de fome que deram certas e outras não tão bem sucedidas.A greve de fome de 11 dias do bispo Dom Luiz Cappio colocou em pauta a questão do projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, que estava sendo empurrado goela abaixo da população nordestina.

Continua depois da publicidade

Até nosso Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já se dispôs de greve de fome, quando era líder sindical nos duros tempos do ABCD paulista, no ano de 1980. Quando a repressão dos setores burgueses vinha crescendo de forma assustadora, Lula e outros dirigentes dos sindicatos que se encontravam presos, iniciaram uma curta greve de fome.

Temos também, exemplos mais bizarros e desesperadores, em busca não de protestos coerentes, mas, buscas “doentias” pela fama. O que levou a baiana Marineide dos Santos, de 33 anos, a fazer uma greve de fome em frente à sede da Rede Globo, no Brooklin-SP.

A baiana tinha a intenção de participar da nona edição do Reality Show mais famoso da televisão, o Big Brother Brasil. Em desfecho, ela ficou na porta da emissora com um cartaz pendurado no pescoço, que dizia: “Estou em greve de fome. Até entrar no B.B.B.9.”

Mas, em nota, os organizadores disseram que o processo seletivo para participar do reality show já estava encerrado. “É preciso passar por várias etapas de seleção e não é através de tentativas de chamar a atenção, fora do processo normal, que esse objetivo será atingido”.

Mas, fora algumas formas menos relevantes, de que maneira essas atitudes têm resultado? Chamam a atenção, pois, são medidas extremas tomadas por parte dos protestantes, que de certa forma, alcançam os objetivos desejados. Mas nem sempre se tem certeza absoluta de que ela esta sendo cumprida.

Protestantes dizem estar em greve de fome. Quem garante isso? Quem fiscaliza? Da mesma forma que a greve de fome é um meio de chamar a atenção da mídia e dos políticos, pode ser enganador, pois não se sabe ao certo se realmente estão a cumprindo.

Quem garante que Evo Morales realmente se absteve de comida? Usou desse método para conseguir o que queria, que, por sinal, conseguiu. Mas, se levantarmos essa questão, não se pode levar em consideração total essa tática ancestral. É preciso ter certeza de que realmente greves de fome não são somente fachada.

Pelo menos, o que vale na verdade é a intenção do ato, que nem sempre tem coerência com o contexto da história. Mas, com certeza, atos de bravura e sacrifício merecem ser recompensados da maneira que se quer.

Continua depois da publicidade

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

🛈 Aviso sobre comentários no Divinews

Os comentários publicados nesta página são de inteira responsabilidade de seus autores. O Divinews Portal de Notícias Ltda não se responsabiliza pelas opiniões, acusações, ofensas ou informações expressas por terceiros.

Comentários que contenham conteúdo difamatório, injurioso, racista, discriminatório, ameaçador ou que incentivem a violência poderão ser removidos sem aviso prévio.

Em caso de requisição judicial, o Divinews fornecerá às autoridades competentes as informações de identificação do usuário, incluindo o endereço de IP da máquina utilizada, conforme prevê a legislação brasileira.

Continua depois da publicidade

artigos  relacionados